Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Hospital de Bonsucesso vai reabrir com restrições a partir desta quarta-feira

    Não haverá cirurgias e o atendimento emergencial será restritos aos atuais 30 mil pacientes que já fazem acompanhamento no Hospital

    Jairo Nascimento, , da CNN, no Rio de Janeiro

    O Hospital Federal de Bonsucesso vai reabrir a partir desta quarta-feira (4) com parte da estrutura e adaptações, segundo o Ministério da Saúde. Não haverá cirurgias e o atendimento emergencial será restritos aos atuais 30 mil pacientes que já fazem acompanhamento no Hospital.

    Um prédio do complexo pegou fogo no dia 27 de outubro e todos os pacientes internados foram transferidos às pressas. 8 pessoas morreram.

    Uma fonte confirmou à CNN que 1 mil funcionários estatutários e 963 funcionários da Rio Saúde, empresa pública estadual que fornece mão de obra, serão realocados em outras unidades de saúde enquanto perdure a obra emergencial de recuperação do prédio 1, que foi afetado pelo incêndio.

    A previsão de término é de 60 dias, porém funcionários acreditam que o prazo será maior. Nos próximos 15 dias, o prédio 2, atingido pela fumaça, poderá retornar o trabalho com atendimento para crianças, adolescentes e mulheres. Ao todo, o HFB tem 5 mil funcionários.

    O complexo do Hospital de Bonsucesso tem 6 prédios. Voltarão ao trabalho os serviços de ambulatório, administração e laboratório que ficam nos prédios 3, 4, 5 e 6. Haverá, por exemplo, atendimento de consultas e distribuição de remédios. Pacientes questionaram que não foram avisados sobre o cancelamentos de consultas e compareceram ao hospital.

    Leia também:
    RJ: Funcionários do Hospital de Bonsucesso fazem ato por reabertura segura
    ‘Incêndio é ápice do abandono’, diz ex-médico do hospital de Bonsucesso

    Nesta terça pela manhã, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem protestaram contra o fechamento do HFB e deram um abraço simbólico no hospital.

    Amanhã, membros do Ministério da Saúde, Secretarias estadual e municipal de Saúde e do Hospital Federal de Bonsucesso irão se reunir no Conselho Regional de Medicina do Rio a fim de tentar garantir o funcionamento do local com adaptações.

    Tópicos