Já passou da hora de todos arregaçarmos as mangas, diz relator sobre queimadas
Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) relatou a situação da região como “muito triste”
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), relator da comissão para acompanhar as ações de enfrentamento às queimadas no Pantanal, avalia que a situação das queimadas no Brasil chegou a um ponto limite.
“Ano após ano, a gente houve falar em queimada ou na Amazônia ou no Pantanal. Eu acho que já passou da hora de todos arregaçarmos as mangas e fazermos ações preventivas para que isso não aconteça mais”, afirmou em entrevista à CNN nesta quinta-feira (17).
Trad classifica a situação da região como “muito triste”. Na avaliação do senador, é preciso primeiro unir esforços para poder, no mais curto espaço de tempo, tentar coibir ou diminuir essa tragédia.
Em segundo lugar, afirma, é necessário fazer ações preventivas, para que o que está ocorrendo não se repita.
Para o relator da comissão, “aquele que por ventura venha a fazer intencionalmente uma queimada na região” deve ser investigado, além de receber uma “punição exemplar”. Porque do jeito que está, falou, não pode continuar mais.
Bolsonaro
Sobre a visão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Trad diz acreditar que o chefe do Executivo “tem boa intenção” com relação ao combate aos incêndios na região.
“Acredito que o presidente tem boa intenção, senão não estaria indo para lá amanhã. E tenho a certeza que haverá de despertar sua sensibilidade no sentido de verificar que o Pantanal é um patrimônio da humanidade”, disse.
Assista e leia também:
Queimadas no Pantanal: 5 respostas para as perguntas mais comuns
Senado instala comissão temporária para acompanhar incêndios no Pantanal
Pantanal atinge maior taxa histórica de queimadas em 2020
‘Brasil é o país que mais preserva seu meio ambiente’, diz Bolsonaro