Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Plano de Imunização prevê monitoramento dos vacinados contra Covid-19

    As pessoas vacinadas serão orientadas a voltar aos postos onde receberem as doses, caso sintam algum mal-estar

    Basília Rodriguesda CNN

    O Plano de Imunização contra o coronavírus, que o governo federal prepara, prevê o monitoramento das pessoas após a vacinação para avaliação de eventos adversos. As pessoas vacinadas serão orientadas a voltar aos postos onde receberem as doses, caso sintam algum mal-estar. Há preocupação do Ministério da Saúde com manter uma rastreabilidade dos vacinados, de acordo com fontes ouvidas pela CNN.

    As medidas estão descritas no capítulo do plano sobre Farmacovigilância, este é um dos dez eixos que dividem a programação. Entre eles, há também Comunicação, Logística e Grupos prioritários.

    Leia também:
    Projeto final do plano de vacinação será aplicado quando vacina for aprovada
    Plano de Imunização só será entregue com vacina registrada na Anvisa, diz Saúde

    A incidência de reações em voluntários chegou a suspender os testes de algumas vacinas neste ano. Uma vez aprovada pela Anvisa, a vacina contará com certificado de eficácia mas o governo quer manter controle sobre qualquer evento adverso.

    A versão preliminar do plano será apresentada hoje em uma reunião virtual do Ministério da Saúde.

    Já a versão consolidada será divulgada apenas depois do registro e escolha da vacina que será utilizada no Brasil. Essa decisão interfere, por exemplo, na organização dos grupos e tempo de duração da campanha de vacinação, já que há várias vacinas na fase 3 de estudos com esquemas diversos de vacinação, a exemplo da coronavac e das produzidas pela americana Pfizer e a universidade britânica de Oxford.

    Comunicação
    Campanhas de conscientização na TV, rádio e redes sociais estão previstas no plano, no capítulo sobre Comunicação.

    Em meio a disputas políticas e onda de desinformação, o objetivo é diminuir as dúvidas e preocupações das pessoas quanto à vacinação.

    Tópicos