Imigrante dá à luz em cima de teto de trem durante viagem do México aos EUA
Venezuelana espera que sua filha seja registrada como mexicana após o ocorrido; Cartão de Residente Permanente está sendo providenciado para ela, pai e irmãos
Uma imigrante venezuelana no México deu à luz após iniciar trabalho de parto no teto de um trem com destino aos Estados Unidos no dia 2 de setembro, informou o Instituto Nacional de Migrações (INM).
Juntamente com o marido e dois filhos pequenos, a mulher subiu “com esforço ao teto de um vagão ferroviário” em Irapuato, Guanajuato, centro do país, disse o comunicado da entidade.
A mulher, que não teve o nome divulgado, suportou as dores do parto por vários dias na companhia de seus familiares e de “dezenas de pessoas de outros países”, até que, na madrugada do dia 25 de agosto, teve que ser levada às pressas para o Hospital Geral de Pabellón de Arteaga, em Aguascalientes, a cerca de 800 quilômetros do ponto mais próximo da fronteira norte do México.
Segundo as autoridades, a mulher “teve que descer com urgência e com a ajuda de agentes federais de Imigração”.
“Horas depois, ele recebeu nos braços uma menina para a qual espera obter, nos próximos dias, uma certidão de nascimento que a certifique como mexicana”, disse o INM.
Além da certidão de nascimento, as autoridades informaram que um Cartão de Residente Permanente está sendo providenciado para a mãe, pai e irmãos.
O INM publicou uma fotografia que mostra a mulher com a recém-nascida, cujo estado de saúde não foi informado.