Como fica o ministério da Saúde e mais notícias da manhã de 7 de abril
As informações mais importantes do começo desta terça-feira
O atrito entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o uso da hidroxicloroquina no combate ao novo coronavírus, a proposta de afrouxamento do isolamento social, as atualizações sobre a Medida Provisória que prevê a suspensão de contratos de trabalho e o estado de saúde de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico são os destaques de 7 de abril de 2020.
Ministério da Saúde
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a avaliar a demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mas mudou de ideia após reuniões. No final do dia, Mandetta participou de uma entrevista coletiva e reafirmou a sua permanência. A âncora e colunista Daniela Lima conta que “o ministro se mostrou em um tom super acertivo, sem fazer questão de esconder nada”.
Hidroxicloroquina
Um dos conflitos entre o presidente e o ministro da Saúde é o entendimento sobre o uso da hidroxicloroquina no tratamento do novo coronavírus. No mesmo dia (6) em que Bolsonaro convidou a médica Nise Yamaguchi para o gabinete de crise — ela é uma defensora da substância —, Mandetta recusou a proposta de dois médicos favoráveis ao uso do medicamento. O colunista Caio Junqueira conversou com Yamaguchi. Ela disse que trabalha com a missão de reunir toda a produção científica sobre a hidroxicloroquina no Brasil e no mundo e de liderar um processo de flexibilização da legislação de modo que facilite sua prescrição para pacientes.
Isolamento
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kléber, propôs afrouxar o isolamento social a partir de 13 de abril em regiões que não comprometeram mais do que metade da capacidade de atendimento médico. A nova diretriz do ministério da Saúde foi apresentada enquanto o ministro Mandetta conversava com Bolsonaro.
Contratos de Trabalho
O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Superior Tribunal Federal), determinou que todos os acordos de redução ou suspensão temporária de contratos de trabalho, previstos na Medida Provisória (MP) 936, devem ser comunicados pelos empregadores ao respectivo sindicato no prazo de até dez dias corridos.
Reino Unido
O primeiro-ministro britânico permanece na UTI do Hospital St. Thomas, em Londres. Há alguns dias, ele testou positivo para COVID-19. De acordo com o colunista Lourival Sant’Anna, a internação de Boris Johnson muda a percepção sobre a doença no Reino Unido.