Drew Barrymore deixa de ser apresentadora de prêmio depois de furar a greve nos EUA
O National Book Awards, um dos mais prestigiados prêmios de literatura americana, explicou que está rescindindo o convite da atriz
A atriz e apresentadora Drew Barrymore atraiu críticas por furar a greve dos atores e roteiristas americanos e por conta disso perdeu um trabalho como apresentadora do National Book Awards, que acontece nesta sexta-feira (15).
“O National Book Awards é uma noite dedicada a celebrar o poder da literatura e as contribuições incomparáveis dos escritores para a nossa cultura”, afirmou a organização em comunicado.
“À luz do anúncio de que o ‘The Drew Barrymore Show’ retomará a produção, a National Book Foundation rescindiu o convite da senhora Barrymore para apresentar a 74ª Cerimônia do National Book Awards”, diz o comunicado.
“Nosso compromisso é garantir que o foco dos prêmios continue na celebração de escritores e livros, e somos gratos à senhora Barrymore e sua equipe por sua compreensão nesta situação”, finaliza a fundação.
https://twitter.com/nationalbook/status/1701718719745978601
O National Book Award é um dos mais importantes prêmios literários dos Estados Unidos, dado anualmente aos melhores livros escritos por cidadãos norte-americanos vivos.
Drew anunciou recentemente que a quarta temporada do seu talk show está programada para começar a ser exibida na próxima segunda-feira (18). Ela fez uma postagem no Instagram no domingo (10), afirmando estar retomando o programa.
“Porém, também estou fazendo a escolha de voltar pela primeira vez nesta greve para o nosso show, que pode ter meu nome, mas isso é maior do que apenas eu. Tenho essa escolha. Estamos em conformidade com a não discussão ou promoção de filmes e televisão que sejam atingidos de qualquer espécie”, afirma.
“Espero uma resolução para todos o mais rápido possível. Passamos por momentos difíceis desde que entramos no ar. E então dou um passo à frente para começar a 4ª temporada mais uma vez”, termina.
https://www.instagram.com/p/CxBeKAZJ4Og/
Segundo o site britânico “The Independent”, a retomada do talk show não causa problemas inerentes à associação de atores, que também está em greve, já que os talk shows diurnos são regidos por um contrato diferente do Screen Actors Guild-American Federation of Radio and Television Artists (SAG-AFTRA).
A SAG-AFTRA emitiu um comunicado garantindo que o retorno do talk show não constituía uma agressão.
“’The Drew Barrymore Show’ é produzido sob o Código da Rede de Televisão, que é um contrato separado e não está em greve. É um trabalho permitido e o papel de Drew como anfitrião não viola as regras atuais da greve.”
O programa de Drew, porém, emprega pelo menos três escritores que são membros da associação de escritores, que está em greve desde o início de maio. Esses escritores fizeram piquete em frente ao prédio da CBS Broadcast, emissora que transmite o programa, nesta segunda (11).
A Writers Guild of America (WGA) – uma aliança de dois sindicatos que representam mais de 11 mil escritores de cinema, televisão, notícias, rádio e online – entrou em greve no dia 2 de maio, exigindo salários mais altos e uma estrutura salarial estável, bem como acordos, contratos e disposições mais justos sobre inteligência artificial, entre outras demandas.