Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SP: Covas anuncia antecipação de cinco feriados a partir da próxima semana

    Feriados municipais deste ano e de 2022 serão movidos para dias 26, 29, 30, 31/3 e 1º/4

    Anna Satie, da CNN, em São Paulo

    O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (18) a antecipação de cinco feriados a partir da próxima sexta-feira (26). A medida visa diminuir a circulação de pessoas nas ruas para frear a transmissão do novo coronavírus.

    Os dois feriados municipais deste ano (Corpus Christi e Dia da Consciência Negra) e os três do ano que vem (os mesmos e o Aniversário da Cidade) serão movidos para os dias 26, 29, 30, 31 de março e 1º de abril. De acordo com Covas, somando-se o feriado nacional do dia 2 de abril (Paixão de Cristo), serão dez dias de folga em que os paulistanos devem permanecer em casa. 

    “Teremos um prazo que vai do dia 26, sexta-feira, até dia 4, domingo, sem dia útil para poder forçar a cidade a parar”, disse o prefeito. “A cidade precisa parar para que não tenha mais casos como esse, que as pessoas não conseguem ser atendidas e vêm a óbito por falta de atendimento”.

    Mais cedo, a capital paulista registrou a primeira morte de um paciente por falta de leito para internação, na zona leste. O caso foi divulgado por Covas e a CNN confirmou a informação com as autoridades municipais. De acordo com o secretário de Saúde, Edson Aparecido, a cidade tem 88% de ocupação dos leitos de UTI, número que só havia sido alcançado no pior período da pandemia no ano passado. 

    Covas disse ainda que discute com o governador João Doria (PSDB) a possibilidade de antecipação do feriado estadual de 9 de julho (Revolução Constitucionalista). 

    O prefeito também anunciou uma mudança no rodízio de veículos. O horário de restrição passará a ser das 20h às 5h a partir da próxima segunda-feira (22) para carros com placas finais 1 e 2. Esses automóveis podem circular normalmente nos períodos vedados normalmente, das 7h às 10h e das 17h às 20h. 

    No ano passado, a Prefeitura também antecipou os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra para criar cinco dias de folga em maio, de 20 de maio, uma quarta-feira, a 24 de maio, um domingo.

    Outras medidas 

    Covas disse que mais 640 leitos para atendimento de pacientes com Covid-19 serão abertos e que autorizou a despesa de R$ 500 milhões dos cofres municipais para pagamento do auxílio emergencial da cidade. A medida aguarda assinatura de contrato com a Caixa, o que deve acontecer ainda nesta quinta.  

    De acordo com ele, serão mais de 1 milhão de beneficiados nos meses de março a maio. O valor ainda não foi anunciado.  

    Além dessas ações, o prefeito também disse que ampliará o número de cestas básicas distribuídas diariamente, de 2.500 para 7.500, e de refeições servidas, de 7.500 para 10 mil.

    “Continuamos nosso trabalho para poder cuidar das pessoas, ampliar leitos, mas é preciso diminuir a circulação. Ainda temos uma quantidade imensa de pessoas em circulação, o que faz com que tenhamos uma alta taxa de transmissibilidade do vírus na cidade de são Paulo e que todo mundo fique infectado ao mesmo tempo, levando à sobrecarga do sistema de saúde”, afirmou. 

    Tópicos