Taxa de ocupação de leitos de UTI em SP está acima dos 80%
Estado tem 11 mil pessoas internadas com Covid-19
A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado de São Paulo está em 82%. As internações já cresceram 17% em um mês, com 11 mil pacientes internados.
Na Grande São Paulo, o índice é de 79,5%. Sete regiões registram taxa acima de 90%: Barretos, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto e São João da Boa Vista. E segundo o Sindicato de Hospitais Particulares, a rede privada também está lotada: quase 90% das unidades de São Paulo tem ocupação superior a 80%.
O Centro de Contigencia do estado, que aconselha o governo sobre a pandemia, calcula acréscimo de 2 mil internações nos próximos dez dias. – o que acende o alerta das autoridades, embora cresça num rítmo menor que em março.
Na capital paulista, a previsão de gestores é de que a situação piore a partir do próximo dia 20. “Mesmo com o crescimento de 250 leitos, podemos ter um estresse na rede hospitalar pública”, afirma o secretário de saúde do município, Edson Aparecido.
O presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, acredita que a preocupação ainda é com a circulação de novas variantes – como a Delta, originária da Índia.” A variante pode nem ser agressiva. Mas se ela é mais transmissível, traz mais hospitalizações e mortes. Com a chegada de mais vacinas, conseguiremos vacinar toda a população brasileira até o fim do ano. Esse cenário é transformador”.