Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Perturbador”, critica Tim Burton ao ver IA reproduzir seu estilo em personagens da Disney

    Cineasta afirma que a tecnologia "suga algo das pessoas"; confira

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN , São Paulo

    Em entrevista ao portal “The Independent”, Tim Burton comentou um artigo do “BuzzFeed”, empresa focada na geração de conteúdos diversos, que utilizou a inteligência artificial (IA) para recriar alguns personagens da Disney com aspectos góticos e pálidos, características marcantes nos trabalhos da carreira do diretor e cineasta.

    Mundialmente famoso por filmes, animações e séries como “Edward Mãos de Tesoura“, “Alice no País das Maravilhas“, “Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem“, “Batman“, “A Noiva Cadáver” e, claro, “Wandinha“, Burton conta que ficou com um sentimento muito perturbador ao ver a tecnologia customizando os personagens dos estúdios Disney.

    “Eles fizeram a IA fazer minhas versões dos personagens da Disney. Não consigo descrever a sensação que isso lhe dá. Isso me lembrou de quando outras culturas dizem: ‘Não tire minha foto porque isso está tirando sua alma’”.

    Na publicação do “BuzzFeed”, foram retratadas as personagens “Bela Adormecida“, com aparência pálida, vestido preto e olhar tenebroso, “Branca de Neve“, com olhar igualmente macabro e “Pocahontas” correndo em uma floresta um tanto quanto assombrada. O diretor reconhece que algumas das projeções ficaram boas, mas que a experiência em ver seu talento clonado e imitado não é agradável.

    “O que isso faz é sugar algo de você. Retira algo da sua alma ou psique; isso é muito perturbador, especialmente se tiver a ver com você. É como se um robô levasse sua humanidade, sua alma”, afirma.

    Atualmente, Burton aguarda o desenrolar das negociações da greve dos roteiristas e atores de Hollywood para continuar trabalhando na produção do longa “Os Fantasmas se Divertem 2” e da segunda temporada de “Wandinha”, na Netflix.

    Disney nunca mais?

    Em 2022, o cineasta comentou no Festival Lumiere, na França que, provavelmente, não voltará a trabalhar com a Disney. Durante coletiva de imprensa, ele observou que a a empresa está amplamente focada em suas franquias de sustentação, principalmente nos universos cinematográficos de Star Wars e Marvel e em seu potencial envolvimento no MCU no futuro.

    “Só posso lidar com um universo, não posso lidar com um universo múltiplo”, disse ele.

    Tópicos