Segunda quinzena de outubro será de calor com temporais, diz meteorologista
Francisco de Assis, meteorologista INMET, diz ainda que o clima mais ameno neste final de semana irá ocorrer apenas em locais próximos a faixas litorâneas
As temperaturas no Brasil, em especial no Sul e no Sudeste, vêm batendo recordes de calor nesta semana. Se as previsões mostram que o clima vai ficar mais ameno no fim de semana, o alívio será momentâneo, segundo a meteorologia.
“A primavera tem os meses mais quentes do ano por ter poucas nuvens. É o processo de transição entre o período seco e chuvoso. Atualmente estamos vivendo uma anomalia climática forte devido a um bloqueio nos ventos da alta atmosfera de oeste para leste, que impede a chegada de frentes frias,” afirma Francisco de Assis, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Leia também
SP pode registrar 38 graus nesta sexta e bater recorde de temperatura
Correspondente Médico: Qual a temperatura máxima que o corpo pode aguentar?
Calor pode aumentar riscos de contágio da Covid-19?
“Tivemos um rompimento do bloqueio no dia 20 e 21 de setembro. A nova previsão, otimista, da quebra do bloqueio será do dia 10 em diante, quando vão começar paulatinamente as chuvas no interior do Brasil. Teremos uma segunda quinzena de outubro marcada por calor e temporais.”
Sobre o próximo final de semana, o meteorologista explica que o clima mais ameno vai ser registrado apenas em regiões próximas do litoral. Cidades do interior do Brasil, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, ainda vão registrar as altas temperaturas que marcaram esta semana.
(Edição: Sinara Peixoto)