Ex-vice-presidente do Flamengo assume no lugar de senador morto pela Covid-19
Advogado Carlos Francisco Portinho ocupará o lugar de Arolde de Oliveira, que morreu aos 83 anos, vítima da Covid-19
O advogado Carlos Francisco Portinho, de 47 anos, assumirá o mandato no Senado pelo Rio de Janeiro no lugar do senador Arolde de Oliveira, que morreu nesta quarta-feira (21), aos 83 anos, vítima da Covid-19.
Portinho já foi secretário estadual de Meio Ambiente do Rio na gestão de Luiz Fernando Pezão, em 2014, e secretário municipal de Habitação da capital fluminense em 2017, na gestão Marcelo Crivella.
Entre 2001 e 2002, o advogado também ocupou o posto de vice-presidente jurídico do Flamengo. Assim como Arolde, Portinho é filiado ao PSD, partido do qual é cofundador.
Leia também:
Filho de senador com dinheiro cueca está ‘sem pressa’ para assumir mandato
O advogado tem relação próxima com vários políticos fluminense, entre eles, o ex-deputado Índio da Costa. Atualmente, Portinho trabalha no gabinete do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ).
O advogado atua como secretário parlamentar de Leal. Pelo cargo, recebe salário bruto mensal de R$ 10,5 mil. Como senador, seus vencimentos saltarão para R$ 33,7 mil.
Portinho poderá exercer o mandato de senador efetivo pelos próximos 6 anos e três meses. Ele foi eleito com Arolde em 2018. Portanto, seu mandato só se encerrará em janeiro de 2027.