Kajuru, Major Olímpio e Lasier desistem da candidatura à presidência do Senado
Simone Tebet e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) seguem na disputa
O senador Jorge Kajuru (Cidadania -GO) foi o primeiro a retirar na tarde desta segunda-feira (1) sua candidatura para a presidência do Senado. Ele preferiu apoiar a senadora Simone Tebet. Pouco depois, Major Olímpio (PSL-SP) e Lasier Martins (Podemos-RS) fizeram o mesmo, deixando apenas a senadora e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na disputa.
“Quero declinar, em favor da senadora Simone, por seu brilhante e convincente discurso para que tenhamos a primeira mulher a presidir essa casa e para que meu partido vote unido, renuncio minha candidatura em favor de Simone Tebet”, disse Lasier, assim que terminou a fala da senadora no plenário.
Na semana passada, Kajuru entregou ao Supremo Tribunal Federal uma petição que solicita uma liminar para garantir a proporcionalidade nas inscrições nas eleições para os cargos da mesa diretora do Senado.
O parlamentar afirma na petição que Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, estaria negociando cargos em troca de votos em seu candidato à presidência da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Os 81 senadores vão votar presencialmente em cédulas de papel. O quórum mínimo é de 41 senadores. A eleição pode ser definida em primeiro turno, caso o candidato ganhe com maioria simples de 41 votos. Se nenhum deles conseguir esse número, haverá segundo turno com os dois mais votados.