GSI emite alerta para blindar sites do governo de invasão hacker que atingiu STJ
Nesta quarta, o governo recomendou o controle do acesso administrativo, ou seja, de funcionários dos órgãos
Com um hacker a solta, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que funciona dentro do Palácio do Planalto, emitiu nesta quarta-feira (11) um alerta aos sites do governo federal para limitar o acesso de servidores. A recomendação pode servir de referência para outros órgãos da administração pública.
O ataque a diversos sites de órgãos públicos está sob investigação da Polícia Federal, sendo que o sistema mais impactado foi o do Superior Tribunal de Justiça (STJ). No Poder Executivo, o Ministério da Saúde também comunicou que foi alvo de um vírus.
Assista e leia também
Bolsonaro afirma que PF identificou hacker que invadiu sistema do STJ
Microsoft desativa 90% de rede de computadores usada por hackers russos
Nesta quarta, o governo recomendou o controle do acesso administrativo, ou seja, de funcionários dos órgãos. O alerta sugere acesso limitado, em que menos servidores ficariam online ao mesmo tempo, ou com restrições, em que nem todos servidores acessariam todas as áreas.
O alerta especial do GSI aponta para a existência de uma campanha massiva de ataques de Ransomware, um tipo de vírus que rouba dados para pedir resgate.
O criminoso virtual criptografa o acesso do sistema com uma chave e oferece o desbloqueio mediante o pagamento de criptomoedas.
O material foi produzido pelo GSI em uma força tarefa, da qual fazem parte o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo, o Ctir, que compreende as ações da Polícia da Federal, Dataprev, Serpro, além da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.