“Lesões foram praticadas por intolerância”, diz delegado sobre caso Victor Meyniel
Investigação policial foi encerrada e encaminhada à Justiça; agressor deve responder por lesão corporal grave, injúria por atos homofóbicos e uso de documento falso
Foram motivadas por homofobia as agressões físicas ao ator Victor Meyniel na portaria de um prédio em Copacabana no último sábado (2), informou a Polícia Civil do Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira (8).
A investigação do caso foi encerrada e seguirá para o Tribunal de Justiça do estado. O agressor, Yuri de Moura Alexandre, foi indiciado por lesão corporal, injúria por atos homofóbicos e uso de documento falso.
A lesão corporal ainda pode evoluir para lesão corporal grave após conclusão de novos laudos. O último crime se deu porque Alexandre apresentava um crachá de médico da Aeronáutica, o que não se comprovou.
“Não vamos ouvir mais ninguém, já foi suficiente as pessoas que foram ouvidas para deixar claro e evidente que houve, sim, um ato homofóbico. Que as lesões foram praticadas por intolerância por conta da repulsa de ter sido chancelado de gay”, disse o delegado João Valetim Neto, da 12ª DP.
“Ficou claro para a Polícia Civil que, além das lesões corporais, houve, sim, atos homofóbicos praticados em desfavor do Victor Meyniel, além do uso de documento falso”, completou.
O porteiro do prédio onde as agressões ocorreram, que aparece em vídeo de câmera de segurança assistindo à cena sem fazer nada para impedir, foi autuado por omissão de socorro. O caso dele foi enviado ao juizado especial criminal.
Relembre o caso
No último sábado (2), o ator Victor Meyniel, de 26 anos, foi espancado na portaria de um prédio em Copacabana pelo estudante de medicina Yuri de Moura Alexandre, que foi preso em flagrante.
Meyniel e Alexandre se conheceram em uma boate e foram para o apartamento do estudante de medicina, segundo depoimento do ator. Uma amiga de Meyniel chegou ao local em seguida.
O ator ainda relatou que Alexandre o expulsou do apartamento e que desceram por elevadores diferentes, até se encontrarem novamente na portaria, onde ocorreram as agressões.
Em vídeo de uma câmera de segurança registrou a ação e também a inação de um porteiro, que assistiu ao espancamento sem se mover.
VÍDEO: Ator Victor Meyniel é espancado no Rio de Janeiro
*Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo, com informações de Rodrigo Monteiro