Em meio a confrontos, Ucrânia diz que ganhou novos territórios no sul do país
Governo russo desmente e afirma que forças de Moscou “infligiram enormes danos de fogo” aos ucranianos
Relatos da linha de frente no sul da Ucrânia sugeriram ganhos de territórios adicionais para as forças ucranianas nesta quinta-feira (7).
Vídeos mostram um deserto de buracos de granadas, trincheiras abandonadas e equipamento militar destruído na área entre Robotyne, Verbove e Novoprokopivka – um triângulo de aldeias que é chave para os ucranianos se aproximarem de Tokmak, um importante centro para as defesas russas.
Veja a situação ao redor de cada uma das três aldeias.
Novoprokopivka
Segundo um relato não-oficial em um grupo do Telegram de soldados da 46ª Brigada Aeromóvel, houve avanço na direção, e a Ucrânia capturou várias posições russas a leste do assentamento.
“Atualmente, o sucesso está sendo garantido e os contra-ataques estão sendo repelidos”, disse uma mensagem enviada ao canal, acrescentando que os esforços para capturar as posições perto de Novoprokopivka estão em andamento.
Esta área fica a apenas três quilômetros ao sul de Robotyne.
Verbove
A 46ª Brigada Aeromóvel sugeriu uma luta mais dura nesta área, dizendo que “houve uma tentativa de ganhar terreno ao norte e noroeste. Controlar as regiões nestas áreas poderia fortalecer a posição das nossas unidades na área do assentamento.”
O canal, que muitas vezes se mostrou preciso no passado, disse que os aviões russos continuam bombardeando posições de retaguarda, e que a artilharia e os drones de ambos os lados estavam trabalhando constantemente.
Nesta situação, “dificilmente é possível esperar uma mudança brusca na situação a favor de alguém num futuro próximo”, disse o canal.
Robotyne
As forças ucranianas “conseguiram Robotyne por um preço muito alto. Mas a captura deste assentamento abre as portas para Tokmak”, segundo um soldado com o nome de “Bruce”, comandante da unidade de reconhecimento da 47ª Brigada.
“Bruce” acrescentou que o caminho para o Mar de Azov estaria aberto.
“Na minha opinião pessoal, este será o fim. Porque se chegarmos ao Mar de Azov, tanto a Crimeia como o agrupamento de tropas nas direções de Kherson e Zaporizhzhia serão cercados, e este será o fim para Putin.”
O que a Rússia diz
Yevgeniy Balitsky, oficial nomeado pela Rússia para controlar as partes ocupadas de Zaporizhzhia, fez um relato diferente da situação, alegando que as forças de Moscou “infligiram enormes danos de fogo” às forças ucranianas, incluindo a perda de soldados e equipamento.
Um blogueiro militar russo disse ainda que vários ataques inimigos foram repelidos.
O que mostra a análise independente
“As forças ucranianas avançaram ao longo da linha de trincheira a oeste de Verbove”, afirma o Instituto para o Estudo da Guerra, citando imagens na direção de Novoprokopivka.
Publicado por Amanda Sampaio, da CNN.