Oposição acredita que governo pode afastar mais Renan com ofensiva no STF
A tentativa de barrar a relatoria de Calheiros não caiu bem também para integrantes do centrão, como Ciro Nogueira
A tentativa dos senadores governistas de tentar barrar a indicação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para relator da CPI da Pandemia no Supremo Tribunal Federal agradou à oposição, que vê no movimento a possibilidade de Calheiros se distanciar de posições favoráveis ao governo federal. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.
A oposição diz que o governo ajudou o grupo ao eleger Renan como alvo. Segundo eles, os atos empurram o senador para o colo da oposição. Calheiros já fez acenos ao governo ao aceitar poupar os ministros, Paulo Guedes (Economia) e Braga Netto (Defesa), da defesa das investigações da CPI.
A tentativa de barrar a relatoria de Calheiros não caiu bem também para integrantes do centrão, como Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do PP e responsável pela aproximação do grupo ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido).
Segundo interlocutores de Nogueira, o político é “profissional” e sabe que mesmo em caso de liminar favorável ao governo, o plenário do STF derrubaria qualquer categoria de investida contra outro poder.
A avaliação em Brasília é de que a tentativa de barrar Renan foi tiro no pé politicamente, pois criou um ambiente para que a maioria da CPI escute menos a base governista, selando aliança entre oposição e independentes.
Publicado por Guilherme Venaglia