Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fux diz que STF tem responsabilidade e fala em novas medidas contra Covid-19

    A reação do ministro, por meio de nota, veio após a repercussão negativa de que pelo menos cinco pessoas testaram positivo após posse na presidência do Supremo

    Ministro Luiz Fux toma posse como presidente do STF
    Ministro Luiz Fux toma posse como presidente do STF Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

    Basília Rodriguesda CNN

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, divulgou que a Corte está segura, mas estuda adotar novos procedimentos contra o novo coronavírus, após a vinculação de casos com a cerimônia em que o ministro tomou posse.

    A reação do ministro, por meio de nota, veio após a repercussão negativa de que pelo menos seis pessoas, entre elas o próprio Fux, foram diagnosticadas com a doença. O ministro informou que a corte está em contato com os convidados para orientar que procurem um médico. Servidores da corte terão atendimento médico à disposição.

    Leia também:

    Fux se incomoda com vinculação do STF ao novo coronavírus

    Pelo menos 5 pessoas, entre elas o próprio Fux e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foram diagnosticadas com a doença, após o evento.

    O episódio levou constrangimento para o tribunal, responsável por regras que balizaram a conduta dos Estados no início da pandemia. Por meio da assessoria, o ministro chegou a negar que tenha obrigado algum convidado a ir presencialmente.

    O ministro afirmou que o STF “desde o início da pandemia tem demonstrado elevado senso de responsabilidade
    seja ao dar prioridade aos julgamentos de casos que envolvam a Covid-19, seja ao implementar trabalho remoto para seus servidores e colaboradores ou mesmo ao implementar ferramentas tecnológicas que permitam a efetiva prestação jurisdicional, preservando o distanciamento social e a segurança dos operadores do Direito”.

    Na nota desta quinta-feira, Fux manifestou solidariedade e votos de ampla recuperação aos que eventualmente contraíram a Covid-19 no local. “O tribunal destaca que todas as medidas de segurança, protocolos e procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde foram adotados rigorosamente para a realização da solenidade de posse da nova gestão (2020-2022)”. 

    A corte ressalta que apenas 20% dos assentos do plenário foram ocupados e que houve obrigatoriedade do uso de máscaras. De acordo com a corte, além de UTI móvel, todos os presentes foram submetidos à medição de temperatura corporal e havia dezenas de totens com álcool-gel alocados em pontos estratégicos.