Eliminatórias Sul-Americanas: veja informações e curiosidades das seleções
Brasil estreia na próxima sexta-feira (8) contra a Bolívia, em Belém
As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 começam aqui na América do Sul nesta quinta-feira (7). O primeiro jogo de seleções rumo aos Estados Unidos, México e Canadá acontecerá em Ciudad del Este, no Paraguai.
O próximo Mundial será o primeiro com 48 equipes e disputado em três sedes.
Separamos algumas informações e curiosidades sobre as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Largada
A primeira partida classificatória para a Copa será na América do Sul. O jogo entre Paraguai e Peru, na quinta-feira, em Ciudad del Este, marca o início das Eliminatórias em todo o mundo.
Confira a primeira rodada do classificatório sul-americano:
- 7/9 – Paraguai x Peru, 19h30
- 7/9 – Colômbia x Venezuela, 20h
- 7/9 – Argentina x Equador, 21h
- 8/9 – Uruguai x Chile, 20h
- 8/9 – Brasil x Bolívia, 21h45
Quase todo mundo
Com o aumento no número de participantes, a América do Sul ganhou mais vagas para a disputa da Copa do Mundo. As seis primeiras seleções garantem vaga direta para o Mundial. A sétima colocada vai para a repescagem. Apenas três países ficam fora.
A grande chance
O único país sul-americano que nunca disputou uma Copa é a Venezuela. A seleção Vinotinto pode aproveitar o aumento no número de vagas e, quem sabe, disputar o primeiro Mundial de sua história em 2026.
A melhor colocação dos venezuelanos foi um 6º lugar na Eliminatórias para a Copa de 2014.
Saudades
Entre os países que já disputaram Copas, a Bolívia é quem vive o maior período sem sentir o gostinho de disputar o torneio. A última edição que os bolivianos disputaram foi a de 1994, nos Estados Unidos. Lá se vão sete Copas…
Lanterna
Os jogos ainda nem começaram, mas as Eliminatórias Sul-Americanas já têm um lanterna isolado. A seleção equatoriana foi punida pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) pelo uso de documento com informações falsas do lateral-direito Byron Castillo na classificatória para o Mundial do Catar, no ano passado.
Segundo o TAS, a Federação Equatoriana violou o artigo 21 do Código Disciplinar da Fifa e, como punição, larga com -3 pontos na tabela.
Mais um recorde
Lionel Messi pode estabelecer uma nova marca histórica na carreira. O craque argentino precisa de dois gols para ultrapassar o uruguaio Luis Suárez e assumir a artilharia isolada das Eliminatórias.
Luisito, com 29 gols, não foi convocado por Marcelo Bielsa. Messi, com um gol a menos, foi chamado por Lionel Scaloni.
Mangueirão
O último jogo da Seleção no Estádio Mangueirão, em Belém, foi no dia 28 de setembro de 2011. Comandada por Mano Menezes, o Brasil venceu a Argentina, pelo Superclássico das Américas, por 2 a 0, gols de Lucas Moura e Neymar.