Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mercedes anuncia novo veículo elétrico com melhor alcance que modelos da Tesla

    Concept CLA Class terá um alcance de mais de 750 quilômetros com uma única carga

    Michelle Tohda CNN

    A Mercedes-Benz anunciou um novo modelo de veículo elétrico prestes a entrar em produção e que pode superar os carros da Tesla, percorrendo mais de 750 quilômetros com uma única carga.

    O Concept CLA Class da montadora alemã, revelado domingo no salão do automóvel em Munique, possui quatro novos modelos: um sedã, uma perua e dois SUVs. A empresa não especificou quando exatamente eles entrariam em produção.

    Cada veículo terá um alcance de mais de 750 quilômetros, em comparação com o Model 3 e o Model S da Tesla, que têm o alcance mais alto da marca e cada um pode percorrer pouco menos de 603,5 quilômetros com uma carga.

    Enquanto isso, a BMW também causou impacto no salão ao revelar um novo veículo elétrico que possui maior autonomia e carregamento mais rápido, em mais uma prova dos esforços das montadoras alemãs para afastar a crescente concorrência de veículos elétricos.

    Grandes fabricantes de automóveis europeus, como a Volkswagen e a Renault, já estão a ser pressionados pelos rivais chineses em veículos eléctricos mais baratos, enquanto a Tesla prometeu transformar a sua fábrica perto de Berlim na maior fábrica de automóveis da Europa.

    O veículo Vision Neue Klasse da BMW, também em fase de desenvolvimento, utiliza células de bateria desenvolvidas recentemente que podem armazenar mais de 20% de energia do que as utilizadas anteriormente pela empresa.

    “Com a Neue Klasse, embarcamos no maior investimento da história da empresa”, disse Frank Weber, membro do conselho da BMW, em comunicado.

    O novo veículo deverá ser lançado em 2025.

    Para a Mercedes, o Concept CLA Class pretende representar “um segmento totalmente elétrico e totalmente novo de veículos básicos da Mercedes-Benz, atraindo mais compradores”, de acordo com o CEO Ola Källenius.

    Ele disse que os novos veículos “poderiam facilmente levá-lo de Munique a Hamburgo com uma única carga”.

    A autonomia mais longa pode ajudar a montadora tradicional a atrair mais clientes, já que a ansiedade de autonomia é frequentemente citada como uma consideração importante nas decisões dos consumidores sobre a compra de um veículo elétrico.

    Källenius também provocou outro veículo no domingo, enquanto discutia a classe G da Mercedes, uma linha de SUVs, dizendo: “O pequeno G será elétrico”.

    O novo veículo pode ser um concorrente do Model Y da Tesla, que também é um SUV compacto.

    Em um relatório publicado na quinta-feira, os analistas do UBS disseram ter recebido uma prévia dos modelos mais recentes da empresa e se sentiram “fortemente seguros” sobre o pipeline de produtos da Mercedes para os próximos dois a três anos.

    Em outro sinal encorajador, a administração da empresa também indicou estar confiante de que os novos veículos elétricos “alcançarão a mesma rentabilidade” que os seus homólogos movidos a gás, acrescentaram os analistas.

    Veja também: Preço de carro popular mais que triplicou em 10 anos, mostra levantamento

    Tópicos