Comissão Mista aprova convite para Pazuello explicar testes perto do vencimento
6,8 milhões de testes para Covid-19 não foram distribuídos e devem perder a validade entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021
A Comissão Mista que acompanha as ações do governo federal para enfrentamento à pandemia aprovou nesta terça-feira (24) convite para o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, explicar por que a pasta não distribuiu a estados e municípios 6,8 milhões de testes para Covid-19 que devem perder a validade entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.
Segundo matéria do jornal Estado de S. Paulo, os testes do tipo RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde, estão estocados em armazém do governo federal em Guarulhos.
Leia também:
Bolsonaro diz que testes contra Covid encalhados são responsabilidade de estados
Além do requerimento do senador Wellington Fagundes (PL-MT) com convite a Pazuello, os parlamentares aprovaram um pedido de informações à Saúde, de autoria da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), sobre as razões para a não distribuição dos testes e se existe um plano para utilização desse material antes do vencimento.
A data da audiência com o ministro da Saúde ainda precisa ser definida, após consulta da comissão à pasta sobre a disponibilidade de agenda de Pazuello. Na ocasião, ele deve ser questionado também sobre as negociações da pasta para compra de vacinas contra Covid-19.