Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conexão CNN: As duas teses no STF sobre a reeleição na Câmara e no Senado

    Maioria dos ministros que já votou foi a favor tanto a reeleição de Rodrigo Maia quanto de Davi Alcolumbre; Kassio Marques apresentou tese divergente

    Da CNN

    No quadro Conexão CNN desta sexta-feira (4), na CNN Rádio, Thais Arbex e Iuri Pitta comentam os primeiros votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na ação que pode permitir a reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

    “O julgamento começou na madrugada, o ministro Gilmar Mendes, relator da ação, depositou seu voto no plenário virtual e, pouco depois, o ministro Dias Toffoli acompanhou o relator no sentido da tese que já falamos na CNN, de liberar a reeleição tanto de Alcolumbre quanto de Maia”, disse Arbex.

    “O ministro Kassio Nunes Marques deu um voto divergente para expor uma trava para Maia, dizendo que pode sim a reeleição, mas desde que não tenha disputado nenhuma. Já o ministro Alexandre de Moares também acompanhou o relator”, completou.

    Assista e leia também:
    Ministros do STF votam para liberação de reeleição de Maia e Alcolumbre
    Eleição para presidência da Câmara trava avanço da pauta no Congresso
    PT adere a manifesto contra reeleições de Davi e Maia

    Ela disse ainda que a expectativa é que o julgamento termine ou, pelo menos, forme maioria ainda nesta sexta-feira (4).

    Já Pitta se aprofundou no voto de Gilmar, que fundamentou sua decisão em mais de 60 páginas, e do ministro Kassio Marques, que fez um voto de 20 páginas.

    “A divergência principal deles é que o ministro Gilmar Mendes falou que a reeleição por um princípio, quando a ser permitida na Constituição para presidente, governador e prefeito por um mandato consecutivo, deveria por lógica permitir o mesmo para cargos das mesas diretoras dos Legislativos”, afirmou.

    Por fim, Resende comentou a entrevista do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, e de sua vice, Kamala Harris, à CNN, na noite de quinta-feira (3) e disse que já foi possível ver um outro caminho, um outro olhar em relação à pandemia quando comparado com o atual presidente Donald Trump.

    Tópicos