Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Relação Brasil e EUA continuará em qualquer governo, diz Ernesto Araújo

    Ministro das Relações Exteriores concedeu entrevista exclusiva à CNN

    Da CNN, em São Paulo

    Em entrevista à CNN, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, falou sobre a decisão do pré-candidato democrata Bernie Sanders desistir de concorrer à presidência dos Estados Unidos. Ele afirmou que o Brasil está criando uma relação muito produtiva com os EUA e não acredita que isso irá mudar. 

    “Tudo aquilo que estamos construindo são iniciativas a longo prazo, que vão ser boas para ambos os países. Mas elas evidentemente não se esgotam nessa administração, nesse governo. Eu tenho certeza que qualquer que seja o futuro dos Estados Unidos em uma eleição haverá uma continuidade no interesse de uma parceria profunda com o Brasil”.

    Com relação as operações de repatriação de brasileiros que o Itamaraty tem coordenado devido ao fechamento de fronteiras por consequência da pandemia do novo coronavírus, o ministro disse que nesta quarta-feira (8) chegará ao país o quinto voo de repatriação de brasileiros.

    “Nós já conseguimos trazer mais de 11 mil brasileiros e calculamos que ainda haja no exterior um pouco menos de seis mil querendo voltar”. 

    Segundo ele, Portugal continua sendo o país com mais brasileiros tentando retornar ao Brasil, mas ainda são esperados voos de países como Índia, Austrália e Nova Zelândia. 

    Sobre as relações com a China e a compra de insumos para combater a pandemia, o ministro afirmou que não existe nenhum problema. “Há evidentemente uma competição mundial por equipamentos médicos nesse momento, mas está fluindo muito bem a importação de material da China”. 

     

     

    Tópicos