‘Sinal amarelo: precisamos voltar à taxa de 50% de isolamento’, alerta Doria
O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (23) que houve uma queda na taxa de isolamento social na capital paulista, que caiu para 48%
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez um alerta durante coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (23). Ele anunciou que houve uma queda considerável na taxa de isolamento social na capital paulista, que foi de 48% nessa quarta-feira (22). “Isso é grave. Não podemos abaixar de 50%. Sinal amarelo: precisamos voltar à taxa de 50% de isolamento”, disse o governador.
Dória também anunciu que o governo vai estender, para todo o estado, a recomendação do uso de máscaras em locais públicos. A medida será publicada nesta sexa-feira (24), direcionada aos 645 municípios.
Na mesma coletiva, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, também reforçou que “o isolamento social é fundamental”. O pior ainda está por vir”, disse sobre a pandemia do coronavírus.
Reabertura gradual da economia
Na quarta-feira (22), Doria anunciou que pretende flexibilizar a quarentena a partir do dia 11, por meio do Plano São Paulo, que estabelece medidas para a reabertura de estabelecimentos no estado após o fim oficial da quarentena.
O retorno das atividades será feito de forma heterogênea, com base no cenário e nos índices de cada região durante a pandemia do coronavírus. Doria ressaltou, entretanto, que trata-se apenas do início da flexibilização. Ele também afirmou que 74% de toda a estrutura econômica do estado de São Paulo está funcionando, apesar da quarentena.
Conforme a atualização mais recente da Secretaria Estadual de Saúde, há 15.914 casos confirmados de COVID-19 no estado de São Paulo, com 1.134 mortes. No país, são 45.757 casos confirmados do novo coronavírus, com 2.906 mortes.