CPI da Pandemia busca nesta terça elo do governo federal com crise do Amazonas
Ações do Ministério da Saúde na gestão Eduardo Pazuello serão o principal foco das perguntas ao secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo, nesta terça
As ações do Ministério da Saúde na gestão Eduardo Pazuello serão o principal foco das perguntas ao secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo, a serem efetuadas pelo G7 – grupo de senadores de oposição e independentes que comanda a CPI da Pandemia. O depoimento ocorre nesta terça-feira (15).
Os senadores do grupo vão questionar, por exemplo, se foi solicitado ajuda ao ministério, quando foi feita a solicitação e quando foi enviada. Querem saber o prazo entre o pedido de ajuda e a sua efetivação.
Também irão pedir para serem nominados os contatos feitos pelo estado com Brasília, especialmente em dezembro de 2020 e janeiro de 2021, auge da crise do oxigênio.
A recomendação do tratamento precoce é outro tópico que será abordado. Os senadores questionarão se o Ministério da Saúde fomentou ou sugeriu esse tratamento e se houve a sugestão para que o aplicativo TrateCov fosse utilizado.
Também haverá questionamentos sobre o papel do Ministério das Relações exteriores na crise.
O grupo quer esclarecer também o debate junto ao governo federal sobre a necessidade de intervenção federal no estado.