Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: Governo Bolsonaro trata de assuntos complexos com confusão

    Conduta do governo em assuntos difíceis, como a pandemia ou as reformas, faz com que as pessoas 'paguem um preço alto'

    Da CNN, em São Paulo

    No quadro CNN Poder desta quarta-feira (5), na CNN Rádio, William Waack analisa a forma similar com a qual o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) trata de temas considerados complexos, como a pandemia e as reformas, como a tributária: por meio da confusão.

    “Quando agente olha para o governo brasileiro diante de assuntos difíceis, intratáveis, por exemplo a pandemia e a reforma tributária – claro que eles não estão na mesma ‘gaveta’, mas são assuntos complexos – a sensação que temos, muito concreta, é que a primeira coisa que o governo faz é criar uma confusão” diz Waack. 

    Ele citou, por exemplo, o longo depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta à CPI da Pandemia. “No Senado, em 7 horas de depoimento, o quadro que ele [Mandetta] descreveu é um quadro de confusão.”

    “Confusão entre ciência e crença, confusão sobre como agir, sobre em quem acreditar. A gente pega a reforma tributária e [vemos] a mesma confusão. Depois de anos de trabalho, a comissão foi extinta. Tinha um relatório para ser apresentado – estava sendo lido ontem – e volta tudo à estaca zero”, afirmou.

    Para Waack, isso aconteceu porque há uma confusão entre o que o Executivo quer e o que a sua própria base parlamentar quer – se é que podemos falar de base no Congresso.

    “De confusão em confusão, no mínimo, algo está acontecendo conosco aqui: estamos pagando um preço altíssimo em termos de pandemia. E estamos pagando outro preço alto em termos de economia.”