Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Radar Político: Perdas e ganhos com impedimento de reeleição no Congresso

    Impossibilidade de novo mandato para Maia e Alcolumbre abre possibilidades de menos atrito entre Câmara e Planalto e mais atrito entre Planalto e Senado

    Da CNN

    No quadro Radar Político, da CNN Rádio, desta segunda-feira (7), Caio Junqueira, Igor Gadelha e Fernando Molica analisam o resultado da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela inconstitucionalidade da reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre para a Câmara dos Deputados e para o Senado.

    “A decisão não é 100% boa para o Palácio do Planalto”, disse Gadelha. “Por um lado, elimina as chances de Rodrigo Maia tentar uma eleição para um quarto mandato à frente da Câmara”. Segundo o analista, os nomes atualmente considerados para o cargo tranquilizam mais o Planalto, cujo preferido é Arthur Lira.

    No entanto, a impossibilidade da reeleição de Alcolumbre no Senado não é tão positiva para o governo do presidente Jair Bolsonaro, que teve no senador apoio em pautas e poucos conflitos.

    “O MDB já deixou claro que que vai reivindicar para si o comando do Senado e tem alguns nomes que são vistos com ressalvas pelo Planalto”, explicou Gadelha.

    Leia e assista também:

    Candidatos à eleição na Câmara no lugar de Maia comemoram resultado do STF

    Veto à reeleição de Maia e Alcolumbre prejudica pauta e joga pressão sobre MDB

    Justiça absolve sumariamente Arthur Lira de comandar rachadinha em Alagoas

    Na análise de Caio Junqueira, o futuro das relações entre executivo e legislativo pode passar a ter o Senado como fonte de atritos. “Se o governo tinha um problema à vista grande com Rodrigo Maia na Câmara, esse problema pode começar a ser transferido para o Senado com a possibilidade de algum senador muito independente, como Eduardo Braga, assumir o cargo.”

    Segundo Junqueira, “sem dúvida alguma, Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre e Gilmar Mendes, que encabeçou toda essa operação, a parte jurídica dessa operação, também são os grandes derrotados do dia”.

    Cartela Radar Político - Rádio CNN
    Caio Junqueira, Igor Gadelha e Fernando Molica comandam o Radar Político, na Rádio CNN
    Foto: CNN Brasil