O laser do Alok pode queimar a câmera de um celular? Manual do Mundo explica
Iberê Thenório fez um experimento em que danifica de propósito uma câmera usando laser; confira
Após o gigantesco show do DJ Alok em Copacabana no último sábado (26) e com mais dois shows marcados em São Paulo, um deles no festival The Town no dia 3 de setembro, um vídeo do Manual do Mundo, o maior canal de Ciência e Tecnologia da América Latina, voltou a chamar a atenção: será que os lasers usados no palco podem estragar uma câmera de celular?
Esse assunto teve muita repercussão em 2022, quando o DJ Alok se apresentou no Rock in Rio, e um fã relatou que a iluminação do show estragou o sensor da câmera do celular dele.
Na época, o músico se pronunciou e explicou que ele conhece os riscos do laser, por isso eles são apontados para cima, para não atingir o público.
https://twitter.com/alokoficial/status/1566971486543519744
Se você quer entender porque isso acontece, confere o vídeo no fim dessa matéria. Nele, Iberê Thenório e a equipe do Manual do Mundo danificam de propósito uma câmera usando laser.
O que é o laser exatamente?
Laser é a sigla para light amplification by stimulated emission of radiation (ampliação de luz por emissão estimulada da radiação). Na prática, é uma luz amplificada e concentrada, ou seja, muita energia direcionada para um único ponto. Por isso que forma aquele feixe bonito e colorido nos palcos dos shows.
Só que como a luz emitida por um laser concentra muita energia mesmo a distância, ela é sim capaz de machucar nossos olhos, estourar bexigas ou danificar aparelhos. Por conta disso, é muito importante tomar cuidado e nunca apontar o laser para os olhos de outra pessoa.