Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Minas Gerais lança aplicativo para consultas pelo celular

    Pacientes poderão ser encaminhados a atendimento presencial se houver suspeita de contaminação pela COVID-19

    Aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android
    Aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    Ludmila Candal Da CNN, em São Paulo

    O governo de Minas Gerais lançou um aplicativo de celular para consultas médicas à distância, o Saúde Digital-MG — disponível, por enquanto, apenas para sistemas Android; não há previsão para sistemas iOS.

    No anúncio nesta sexta-feira (8), o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que a plataforma garante consultas online para identificar a possibilidade de contágio pela COVID-19.

    “Nós queremos com isso é evitar que pessoas que tem riscos tenham de se deslocar, usar o transporte público até uma clínica ou até o hospital onde o risco é maior ainda estarem se expondo ao vírus”, disse.

    Para usar, será necessário fazer um agendamento prévio pelo próprio aplicativo, que direcionará o usuário a um profissional de saúde. Após baixar o aplicativo, os usuários respondem a um questionário sobre a doença, e com o diagnóstico da primeira consulta virtual, o paciente poderá ser encaminhado para consultas presenciais. 

    Os atendimentos serão feitos por profissionais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, que passaram por capacitação, segundo o governo. 

    Leia também

    Poupatempo Digital de SP tem renovação de CNH e pedido de seguro-desemprego

    O estado de Minas Gerais registra 2.943 casos confirmados da doença e 111 mortes. Zema considera que situação de MG é “menos dramática” se comparada a outras estados. 

    Segundo ele, 6% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva do estado estão ocupados por pessoas com contaminação confirmada pela COVID-19.

    O estado também contabiliza a terceira menor taxa de mortes do país, com 0,46 morte por 100 mil habitantes. O estado está atrás apenas de Mato Grosso (0,37 morte/100 mil habitantes) e Mato Grosso do Sul (0,36).