Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Segundo dia de prova do Enem Digital tem mais de 70% de participantes ausentes

    Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, o alto nível de abstenção era “esperado”

    Ludmila Candal, da CNN

    O segundo dia de aplicação da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) Digital, neste domingo (7), teve 71,3% de abstenção entre os participantes. Estavam inscritos 93.079 estudantes. Destes, somente 26.709 fizeram o exame, ou 28,7% do total.

    Os dados foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) logo após o fim da aplicação da prova, e não incluem Manaus e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.

    Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, o alto nível de abstenção era “esperado”. “Tanto no Enem Digital, quanto no Enem impresso, é normal que no segundo dia menos pessoas façam a prova do que em relação ao primeiro dia”, afirmou.

    O Tocantins foi o estado com a maior taxa de abstenção nesta edição, com 77,2%, seguido por São Paulo, com 76%, e Mato Grosso do Sul, com 75,2%. 

    Outros 36 participantes foram eliminados da prova por portarem equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender às orientações dos fiscais, não respeitar as medidas de biossegurança, entre outros motivos.

    Alexandre Lopes disse, ainda, que a primeira aplicação da história do Enem de maneira digital foi “tranquila”, e garantiu que pretende expandir o modelo para 2021. “O futuro agora é de aplicação de provas digitais”, completou.

    Os estudantes foram submetidos hoje a uma prova de Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas. Os gabaritos serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de fevereiro.

    Tópicos