RJ: Criança em estado grave com Covid-19 é resgatada por helicóptero da Marinha
Morador de São José de Ubá, menino de 8 anos foi resgatado e levado para a UTI com 90% dos pulmões comprometidos
Um menino de 8 anos foi resgatado sob forte chuva em estado grave, com complicações em decorrência da Covid-19, no estado do Rio de Janeiro. A criança, moradora da cidade de São José de Ubá, no noroeste fluminense, teve a ajuda de uma força-tarefa entre a Secretaria de Estado de Saúde, Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros.
A criança foi diagnosticada com o novo coronavírus no último dia 1º de dezembro, teve piora no quadro clínico e, desde então, o mau tempo e o difícil acesso à região onde mora dificultou o resgate para encaminhamento a uma unidade de saúde especializada no tratamento.
Leia também:
Com UTIs quase lotadas no Rio, multidão se aglomera durante show de Ferrugem
Ocupação de leitos de UTI é de 57% em São Paulo e chega a 92% no Rio
Número de pacientes à espera de um leito no Rio aumenta 40% em uma semana
Neste domingo (6), uma ambulância de UTI Móvel do 21º Grupamento de Bombeiro Militar de Itaperuna levou o paciente até o aeroporto de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado. De lá, uma aeronave Super Cougar da Marinha do Brasil realizou o transporte aéreo até ao Terceiro Comar no Aeroporto Santos Dumont.
Já no aeroporto, o secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, orientou toda a operação de resgate e aguardou a chegada do menino. A criança foi encaminhada ao Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, Zona Norte da cidade do Rio, referência em UTI Pediátrica para pacientes infantis com Covid-19.
Na unidade, o menino foi diagnosticado com pneumonia e comprometimento de 90% dos pulmões. O estado dele é considerado grave.