Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Renan Calheiros debate ampliar convocação de ministros do governo

    Relator da CPI da Pandemia também quer convocar os ministros da Economia, Paulo Guedes, e o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo

    Larissa Rodrigues e Caio Junqueira, da CNN, em Brasília

    O relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), convocou uma reunião com o G-7, o grupo majoritário de oposição no colegiado, para afinar os últimos detalhes do roteiro de trabalho da comissão.

    Renan tem defendido que, além do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta na semana que vem, a CPI ouça já na próxima semana outros ex-ministros, como Nelson Teich e Eduardo Pazuello, além do presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres.

    Ele também quer convocar os ministros da Economia, Paulo Guedes, e o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo para serem ouvidos na outra semana.

    O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido relator da CPI da Covid
    O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido relator da CPI da Covid pelo presidente da comissão
    Foto: Edilson Rodrigues – 27.abr.2021/Agência Senado

     

    O calendário idealizado por Renan é o seguinte:

    • Dia 4/5 – Oitiva dos ex-ministros Mandetta e Nelson Teich
    • Dia 5/5 – Oitiva Barra Torres e Eduardo Pazuello
    • Dia 6/5 – Oitiva Marcelo Queiroga
    • Dia 11/5 – Oitiva Paulo Guedes
    • Dia 12/5 – Oitiva Ernesto Araújo
    • Dia 13/5 – Debate com especialistas

    Não há ainda uma decisão sobre isso. Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentaram nesta quarta-feira (28) outras sugestões de roteiro de plano de trabalho. Como está prevista uma sessão deliberativa nesta quinta-feira (29), é preciso definir o plano para saber quais requerimentos deverão ser aprovados pelo grupo majoritário.

    Além disso, o G-7 analisa os pedidos feitos pelo grupo minoritário alinhado ao governo, formado pelos senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Eduardo Girão (Podemos-CE), Jorginho Mello (PL-SC) e Marcos Rogério (DEM-RO).

    Os requerimentos apresentados por eles focam muito mais os estados e prefeituras, como deseja o Planalto, do que o governo federal.

    Ciro Nogueira, por exemplo, pediu que sejam requisitados a todos os 26 estados e ao Distrito federal notas fiscais de utilização de recursos federais, inquéritos ou investigações referentes a esses recursos e análises dos tribunais de contas sobre a forma como eles foram utilizados. Há ainda pedidos de convocações de muitas autoridades regionais.

    O G-7 debate o que deve ser atendido do grupo minoritário para evitar a acusação de uma CPI desequilibrada.