Governo apresenta plano para pessoas com deficiência durante a pandemia
Plano de contingência propõe criação de modelo único de avaliação biopsicossocial da deficiência
O governo federal apresentou, na tarde desta segunda-feira (6), o Plano de Contingência para Pessoas com Deficiência. A medida, segundo a proposta, quer reduzir o impacto do novo coronavírus em pessoas com deficiência e doenças raras durante a pandemia.
Durante o lançamento do programa, foi assinado um decreto direcionado aos 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, que propõe a criação do Modelo Único de Avaliação Biopsicossocial da Deficiência.
Leia também:
ONG busca ajudar famílias com parentes com deficiência durante a pandemia
Governo lança programa de apoio à população vulnerável ao coronavírus
A ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse que pretende desenvolver uma plataforma em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para registrar informações sobre doenças raras, deficiências e tecnologia assistiva.
Também deve ser lançado um sistema, junto ao Ministério da Educação, que compila informações sobre estudantes da educação básica com deficiência. “Nenhuma pessoa com deficiência ficará para trás. E neste tempo de pandemia, é todo mundo cuidando de todo mundo”, disse.
A cerimônia, realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, também marcou os cinco anos da Lei de Pessoa com Deficiência. O evento contou também com os ministros da Economia, Paulo Guedes, da Casa-Civil, Braga Neto, do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, além do substituto da Educação, Antônio Paulo Vogel, do interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e a primeira dama, Michelle Bolsonaro. O presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), não esteve presente.