Após pressão, Maia promete a grupo de Lira convocar Mesa para tratar da eleição
Aliados de Lira que fazem parte da Mesa Diretora ameaçavam se insurgir e convocar o colegiado para deliberar sobre os assuntas
Em reunião na manhã desta segunda-feira (11) na residência oficial, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prometeu a deputados que apoiam a candidatura de Arthur Lira (PP-AL) convocar uma reunião da Mesa Diretora até o final desta semana para discutir as regras da eleição para o comando da Casa.
A promessa, confirmada por Maia à CNN, foi feita em reunião presencial com os deputados Soraya Santos (PL-RJ), 1ª secretária da Câmara; Expedito Netto (PSD-RO), 3º secretário; e André Fufuca (PP-MA), 4º secretário. Internado com Covid-19, o primeiro vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP) participou por telefone.
Leia e assista também
Deputados pró-Lira articulam afrontar Maia e autoconvocar cúpula da Câmara
Baleia e Lira disputam comando da Câmara voto a voto e contam com ‘traições’
Saiba quanto ganham os presidentes do Senado e da Câmara
Após atritos com Maia, líder da bancada ruralista declara apoio a Baleia Rossi
Os quatro parlamentares procuraram Maia para pedir que a Mesa Diretora delibere sobre três pontos principais: 1) a adesão do PSL ao bloco de Lira com assinaturas de deputados suspensos; 2) a data da eleição — o presidente da Câmara marcou para 2 de fevereiro; 3) se o pleito ocorrerá de forma remota ou presencial.
Como mostrou o analista da CNN Caio Junqueira, os aliados de Lira que fazem parte da Mesa ameaçavam se insurgir e convocar o colegiado para deliberar sobre os assuntos à revelia do atual presidente da Câmara, que apoia Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa.