Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Câmara recebe ofício para afastamento de Covas; Nunes assume prefeitura de SP

    Vice-prefeito comandará capital paulista por 30 dias, enquanto Bruno Covas se dedica integralmente ao tratamento de novos focos de câncer

    Letícia Brito Silva e Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo

    O vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) assumiu na manhã desta segunda-feira (3) o comando da cidade após a Câmara dos Vereadores ser oficialmente comunicada do afastamento do prefeito Bruno Covas (PSDB).

    De acordo com a Câmara, não há necessidade de aprovação do ofício por parte dos vereadores. O documento, em que Covas comunica que está se licenciando e que o vice assume, é considerado uma mera formalidade.

    Covas confirmou que se afastaria do cargo de prefeito de São Paulo por 30 dias do domingo (2). O prefeito realiza nova sessão de quimioterapia nesta segunda-feira no Hospital Sírio-Libanês.

    Em nota, a prefeitura afirmou que o afastamento do cargo foi motivado pelo surgimento de novos focos de câncer do sistema digestivo de Covas.

    “Com o surgimento de novos focos, o Prefeito de São Paulo precisará de dedicação integral ao tratamento e entende que não será compatível com as suas responsabilidades e compromisso com a cidade e os paulistanos”, diz o texto.

    Ricardo Nunes), vice-prefeito de São Paulo, assumiu comando da cidade
    Ricardo Nunes (MDB), vice-prefeito de São Paulo, assumiu comando da cidade nesta segunda-feira (3)
    Foto: Jhony Inácio – 15.abr.2021/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Em suas redes sociais, o prefeito postou um comunicado dizendo que tem sido “o mais transparente possível com a situação” de sua saúde e agradeceu o apoio recebido. “Obrigado a todos. O apoio e carinho que recebo é essencial para superar os desafios que venho enfrentando. Com força, foco e fé, venceremos”, disse Covas.

    Em pronunciamento, Ricardo Nunes, afirmou que vai seguir a orientação de Covas para que se mantenha o ritmo de trabalho adotado por ele.

    “A orientação que o Bruno [Covas] nos deu é que a prefeitura continuasse no mesmo ritmo de trabalho. Que continue sendo feito as entregas, as inaugurações, os projetos em andamento e que não fosse recuado em absolutamente nada”, disse.

    Tratamento e internação

    Na terça-feira (27), Covas, que tem 40 anos, recebeu alta hospitalar após internação no hospital Sírio-Libanês. Segundo o boletim médico, ele recebeu tratamento quimioterápico e imunoterápico, ambos “bem tolerados”. 

    Em publicação no Instagram, ele publicou o boletim médico de sua alta. “Partiu casa! Mais uma vitória entre muitas batalhas. Agradeço a todos pelas rezas, orações e pensamentos positivos. O tratamento continua. O carinho e força que recebi durante todos esses dias são essenciais para continuar lutando e acreditando”, escreveu na publicação. 

    Quando foi internado pela última vez, a equipe médica encontrou novos pontos de câncer em Covas, que desde 2019 foi diagnosticado com a doença no trato digestivo. No dia 21 de abril, os médicos informaram que o prefeito apresentou também acúmulo de líquidos nos pulmões e no fígado.

    No dia 16 de abril, o prefeito também usou as redes sociais para comentar o boletim médico em que foi revelado que ele apresenta novos pontos de câncer no fígado e nos ossos.

    “Abaixar a cabeça!? De jeito nenhum. Vou seguir lutando. Ainda tenho muito trabalho a fazer. Obrigado a todos pelo carinho de sempre. Rezas, orações, pensamentos positivos que recebo de todos os cantos me fazem mais forte nessa batalha. #forçafocoefé”, escreveu Covas, no Instagram.

    Com informações do Estadão Conteúdo