“Do ponto de vista político, indiciamentos têm sido positivos para Trump”, diz especialista
Na avaliação do analista de Relações Internacionais Carlos Gustavo Poggio, as acusações reforçam a narrativa do ex-presidente de ser perseguido pelo sistema
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é acusado de 91 crimes em quatro processos em diferentes estados do país. Enquanto enfrenta a Justiça americana, ele se prepara para as eleições presidenciais de 2024 – sendo o candidato preferido do Partido Republicano.
Em entrevista à CNN, o professor e analista de Relações Internacionais Carlos Gustavo Poggio avaliou que as acusações contra ex-presidente têm tido um reflexo positivo na sua campanha nas primárias republicanas.
“A situação que nós temos atualmente é que esses indiciamentos todos, do ponto de vista político para o Trump, têm sido positivos”, afirmou.
Nesta semana, Trump se apresentou à polícia e tirou a chamada “mug shot” na prisão. Para o Poggio, as acusações e a repercussão dessa imagem reforçam a narrativa dentro do Partido Republicano de que ele é perseguido pela Justiça.
“Uma foto dessas confirma de que ele é alguém perseguido pelo sistema. E é uma foto que serve para transformar o Trump num mártir dentro de parte expressiva do partido”, afirmou.
“Ele [Trump] volta ao Twitter para divulgar essa foto, o que mostra que ele claramente está usando isso como uma ferramenta de propaganda para ele mesmo”, acrescentou.
Veja também – Waack: Acusação contra Trump é seríssima
(Publicado por Marina Toledo. Entrevista produzida por Duda Cambraia)