Chuva e frio em São Paulo marcam virada do tempo no fim de semana; veja previsão outros estados
Fim de semana deve ser marcado por frio intenso no Sul e Sudeste e tempo abafado no Centro-Oeste, Norte e Nordeste
A cidade de São Paulo amanheceu, neste sábado (26), sob alerta de perigo potencial de declínio de temperatura com leve risco à saúde emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária. As temperaturas devem continuar caindo e os termômetros podem registrar mínimas de até 11 °C neste fim de semana.
O aviso contempla ainda outras áreas do estado, como o litoral sul, a região macrometropolitana (com cidades como Jundiaí, Bragança Paulista e Sorocaba), o Vale do Paraíba e Itapetininga.
Conforme informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, os ventos que passam a soprar do mar para o continente em função da passagem de uma frente fria no litoral que traz um aumento da umidade e provoca um declínio da temperatura na capital.
Veja como ficam as temperaturas na cidade:
Sábado (26)
- Mínima: 13 °C
- Máxima: 16 °C
Domingo (27)
- Mínima: 11 °C
- Máxima: 14 °C
Para todo o fim de semana, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva de intensidade moderada ao longo do dia.
Como deve ficar o tempo em outras áreas do Brasil?
- Região Sudeste
Segundo a Climatempo, há muita circulação de ventos na região, o que favorecerá umidade no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Para essas áreas, a previsão é de tempo frio e nublado, com chuva a qualquer momento.
A frente fria também deve avançar sobre o Espírito Santo e levar chuva forte ao estado, inclusive para a capital Vitória.
- Região Sul
A chuva deve continuar no litoral norte de Santa Catarina e do Paraná neste sábado, mas tende a diminuir ao longo das horas.
O destaque para a região, no entanto, é a massa polar que traz frio intenso aos estados, pode provocar geada e fazer os termômetros registrarem temperaturas negativas.
- Região Centro-Oeste
O tempo deve seguir abafado, mas há previsão de chuva no fim da tarde, o que pode aliviar o calor intenso. As temperaturas devem passar dos 30 °C.
- Região Norte
A região segue afetada pelo mesmo fenômeno que atinge o Centro-Oeste, com muito calor e pancadas de chuva à tarde.
A exceção fica para Roraima e para o Amapá, onde não deve chover.
- Região Nordeste
O predomínio é de tempo seco no interior e no sertão nordestino. Há previsão de pouca chuva nas áreas litorâneas. Capitais como Fortaleza, Aracaju e Salvador, no entanto, devem ter tempo firme e calor durante todo o fim de semana.