Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Para Renan Calheiros, ação no STF indica isolamento de governistas na CPI

    Jorginho Mello (PL-SC), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Marcos Rogério (DEM-RO) acionaram o Supremo contra a indicação do senador do MDB-AL para relator

    O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido relator da CPI da Covid pelo presidente da comissão
    O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido relator da CPI da Covid pelo presidente da comissão Foto: Edilson Rodrigues - 27.abr.2021/Agência Senado

    Fernando Molicada CNN

    Relator da CPI da Pandemia, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse à CNN que, ao ingressarem com ação no Supremo Tribunal Federal que pede sua retirada da comissão, os três senadores governistas optaram pelo isolamento. Os autores do mandado de segurança, que também integram a CPI, são Jorginho Mello (PL-SC), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Marcos Rogério (DEM-RO).

    Na ação, os senadores governistas alegam que Calheiros não pode integrar a CPI, em especial a relatoria do grupo, por ser pai de um possível investigado (o governador de Alagoas, Renan Filho) e por já ter manifestado críticas ao combate à pandemia feito pelo presidente Jair Bolsonaro, o que, segundo eles, comprometeria sua imparcialidade.

    Calheiros rebateu as críticas. Ressaltou que o repasse de verbas federais aos estados será investigado e afirmou que a CPI não cumpre um papel jurisdicional, apenas exerce poderes constitucionais para investigar. Ele já havia declarado que não participará de qualquer apuração relacionada a seu filho.

    Para o relator, ao recorrem ao STF, seus colegas enfraquecem a versão de que ele, Renan, persegue o presidente Jair Bolsonaro e acabam legitimando sua atuação. “Quando entram nessa batalha, eles reforçam a condição de derrotados, e diminuem este papel”, afirmou.

    Calheiros disse que a CPI pedirá ao STF não apenas peças do inquérito sobre fake news, mas também da investigação sobre atos antidemocráticos. Segundo ele, só serão requisitadas informações que tratem da pandemia.