Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governador do MT elogia reunião e diz que Bolsonaro estava ‘sensato’

    Mauro Mendes (DEM) participou de videoconferência com o presidente e disse que ele estava mais 'propositivo'

    Da CNN, em São Paulo

    O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), elogiou a videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e outros governadores, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (21). “Foi uma reunião equilibrada, o presidente [estava] bastante sensato. Senti que ele estava um pouco mais propositivo”, disse em entrevista à CNN na noite de hoje.

    “Ontem, nós [governadores] fizemos uma reunião de alinhamento. Entramos em consenso de que teríamos uma reunião alinhada e que passaríamos [ao presidente] a nossa posição para que possamos construir um novo momento importante para o Brasil”, afirmou.

    O encontro teve como tema principal o projeto de socorro do governo federal aos estados e municípios durante a pandemia do novo coronavírus. Os governadores Reinaldo Azambuja (PSDB), do Mato Grosso do Sul, e Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, deixaram claro a Bolsonaro que a primeira parte do socorro deve chegar até o fim do mês.

    Questionado se também endossa o pedido, Mendes afirmou que seu governo está com as contas em dia e que tem uma reserva que permite enfrentar essa crise com “um pouco mais de serenidade”.

    “A ajuda é importante, bem-vinda e vai ajudar a recuperar nossas perdas, mas aguentamos um pouco mais em função do arrocho fiscal que fizemos em 2019. Entramos em 2020 preparados”.

    À CNN mais cedo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a reunião de hoje foi “histórica, porque reverteu expectativas”.

    Coronavírus

    Mendes explicou que logo no início da pandemia no país ficou muito claro para o governo estadual que a contaminação se daria de forma diferente em cada cidade e que, por isso, como governador, não poderia assinar um decreto válido para todo o estado.

    Segundo ele, o governo do estado orientou e respeitou as decisões municipais de quarentena. Até hoje, após 60 dias da primeira contaminação de Covid-19 no estado, 90 dos 141 municípios do Mato Grosso não tiveram nenhum caso confirmado.

            Leia também:

            Doria fala em ‘bandeira de paz’ após reunião entre Bolsonaro e governadores

            Weintraub curte post em que Olavo de Carvalho reivindica prisão de governadores

    “Temos restrições em algumas cidades, [não permitimos] aglomerações, as escolas ainda estão fechadas, mas as atividades econômicas estão funcionando bem”.

    Segundo ele, no mês de abril, Mato Grosso perdeu 7% de arrecadação comparado com abril de 2019. Já para este mês de maio a expectativa é perder algo em torno de 15% comparado com o mesmo período do ano passado. 

    “A produtividade esse ano nos campos do Mato Grosso foi muito boa. Então, isso faz com que a nossa economia continue razoavelmente bem”, afirmou.

    De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite de hoje, Mato Grosso tem 1.172 casos confirmados e 34 óbitos da Covid-19.

    Agronegócio

    Apesar do agronegócio estar indo bem mesmo com a crise, Mendes lembrou que é cedo para falar se o setor passará incólume.

    “O agronegócio produz o que é mais caro e importante, que é o alimento. O setor de algodão talvez sofra um pouco mais porque é um bem não tão necessário, mas o setor de soja, milho e proteínas animais estão bem”. 

    “Mato Grosso tem hoje praticamente sozinho o maior PIB [Produto Interno Bruto] agrícola brasileiro e será importante para o país que possamos manter as nossas exportações e garantir a entrada de divisas para o equilíbrio da nossa balança comercial”, destacou.

    Tópicos