Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Autoridades dos EUA afirmam não ter visto indícios de que míssil derrubou avião de Prigozhin

    No entanto, caso ainda segue sob investigação e porta-vozes norte-americanos não descartam um atentado planejado

    Oren LiebermannJim SciuttoKatie Bo LillisAlex Marquardtda CNN

    As autoridades norte-americanas afirmam que não viram indícios de que um míssil tenha derrubado o avião que transportava o fundador do Grupo Wagner, Yevgheny Prigozhin. A aeronave caiu na Rússia na quarta-feira (23).

    A comunidade de inteligência dos EUA ainda está nos estágios iniciais de avaliação do que pode ter causado a queda do jato particular.

    Outra fonte familiarizada com a inteligência ocidental concordou com as autoridades norte-americanas, dizendo que não havia indícios de que um míssil tenha sido lançado contra a aeronave Embraer Legacy 600, de fabricação brasileira.

    Vídeo: Waack explica o que pode ter derrubado o avião de Prigozhin

    As autoridades alertaram que é muito cedo para tirar quaisquer conclusões sobre a causa, mas que uma série de possibilidades estão sendo avaliadas, incluindo a de que um dispositivo explosivo a bordo poderia ter causado o acidente.

    Ao mesmo tempo, pessoas familiarizadas com a inteligência acreditam que a derrubada do avião foi deliberada e que o objetivo era matar Prigozhin.

    A rapidez com que o presidente russo, Vladimir Putin, poderia tentar matar o chefe do Grupo Wagner foi calorosamente debatida nos dias e semanas que se seguiram à rebelião de 24 de Junho, quando o Grupo Wagner marchou rumo a Moscou.

    “Não sei ao certo o que aconteceu, mas não estou surpreso”, disse o presidente Joe Biden a repórteres na quarta-feira. “Nada acontece na Rússia sem que Putin não esteja por trás”, acrescentou.

    O Comitê de Investigação da Rússia disse na quarta-feira que iniciou um processo criminal após o acidente. Prigozhin foi listado como uma das oito pessoas na lista de passageiros do voo, segundo a mídia estatal russa.

    A queda do jato particular ocorreu cerca de 30 minutos após o início do voo. De acordo com dados de rastreamento do FlightRadar24, o jato havia se estabilizado a aproximadamente 28 mil pés quando de repente começou a fazer subidas e descidas erráticas.

    Às 18h19, horário local, os dados mostraram que a taxa de descida do avião se aproximava de 8.000 pés por minuto antes que a transmissão dos dados de altitude fosse interrompida. Uma descida extremamente rápida que está fora dos parâmetros normais para uma aeronave.

    O voo partiu de um aeroporto de Moscou e seguia em direção a São Petersburgo quando caiu ao sul da cidade de Tver.

    Na quinta-feira, Putin expressou as suas “sinceras condolências às famílias de todas as vítimas” do acidente. Ele disse que conhecia Prigozhin desde o início dos anos 1990 e que ele era um “empresário talentoso”.

    “Ele era um homem de destino difícil e cometeu erros graves na vida”, disse Putin durante uma reunião com o chefe da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR) no Kremlin. “Ele alcançou os resultados necessários por uma causa comum, como nestes últimos meses.”

    Altos funcionários da administração Biden alertaram publicamente que Prigozhin poderia ser morto pelo Kremlin depois de ter liderado uma rebelião armada e aberta –embora de curta duração– contra Putin no fim de junho.

    O diretor da CIA, Bill Burns, e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, sugeriram que Prigozhin deveria ter cuidado.

    “Na minha experiência, Putin é o maior apóstolo da vingança. Portanto, eu ficaria surpreso se Prigozhin escapasse de mais represálias por isso. Então, nesse sentido, o presidente está certo. Se eu fosse Prigozhin, não demitiria meu provador de comida”, disse Burns em julho.

    “Se eu fosse o Prigozhin, continuaria muito preocupado. A Otan tem uma política de portas abertas. Já a Rússia tem uma política de janelas abertas”, disse Blinken também em julho.

    Algumas autoridades dos EUA não ficaram totalmente surpresas quando a notícia da queda do avião foi divulgada na mídia estatal russa. As autoridades não disseram que os EUA tinham a confirmação de que Prigozhin estava no avião.

    Tópicos