Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pazuello se prepara para responder somente fatos ‘objetivos’ na CPI da Pandemia

    Ex-ministro da Saúde realiza uma espécie de “intensivão” sobre os quase 10 meses de trabalho em que esteve à frente da pasta. 

    Ex-ministro deve depor à CPI na próxima quarta-feira (19)
    Ex-ministro deve depor à CPI na próxima quarta-feira (19) Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil (17.jan.2021)

    Rachel Vargas, da CNN, em Brasília

    Recolhido no hotel de trânsito em Brasília onde mora, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello realiza uma espécie de “intensivão” sobre os quase 10 meses de trabalho em que esteve à frente da pasta. 

    A ideia, segundo interlocutores revelaram à CNN, é se preparar sobre as ações, reuniões e tomadas de decisão enquanto comandava a pasta durante a maior pandemia dos últimos tempos. Para isso, tem lido e se municiado de documentos.

    Segundo relato dessas fontes, o habeas corpus apresentado ao STF (Supremo Tribunal Federal) não interfere nos planos do ministro. Pelo contrário, a ideia é justamente permitir que Pazuello fique calado diante de perguntas que possam produzir provas contra ele ou responder somente o que considerar fatos objetivos.

    Além disso, Pazuello pretende, no início da sessão, ler um texto aos senadores com a cronologia dos fatos enquanto esteve na pasta, com informações sobre campanhas e vacinas, por exemplo. O espaço para o depoente falar antes das perguntas tem sido uma prática do presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM).

    O depoimento de Pazuello é um dos mais aguardados da CPI, já que ele foi o ministro que permaneceu mais tempo na pasta durante a pandemia. Além disso, a crise do oxigênio em Manaus e a segunda onda foram fatos registrados na gestão do general.