Cidadania afasta deputado Fernando Cury, acusado de abusar colega Isa Penna
Vídeo mostra parlamentar tocando os seios da colega durante sessão do plenário da Alesp; deputada abriu boletim de ocorrência por importunação sexual
O partido Cidadania decidiu nesta sexta-feira (18) afastar da legenda o deputado estadual Fernando Cury, gravado na quarta (16) em cena de abuso contra a colega Isa Penna (PSOL) no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo.
A decisão foi tomada pelo presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire. Na véspera, o partido havia anunciado que levaria o deputado estadual a um julgamento no Conselho de Ética da legenda, podendo resultar na expulsão.
Assista e leia também:
Me sinto exposta e violada, diz deputada vítima de abuso na Alesp
‘Pink tax’: As mulheres gastam mais do que os homens ou apenas pagam mais caro?
Salários despencam na pandemia e mulheres são as mais afetadas, aponta relatório
Segundo nota do Cidadania, o conselho pode se reunir ainda nesta sexta para começar a analisar o caso. Até lá, Fernando Cury está afastado de todas as posições ligadas ao partido, incluindo a representação em nome do Cidadania na Alesp.
Deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) coloca mão no seio de deputada estadual Isa Penna (PSOL) durante sessão na Alesp (15.dec.2020)
Foto: CNN Brasil
Vídeo mostra Isa Penna de costas, conversando com o presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB), quando Cury se aproxima e a abraça por trás, tocando os seios da parlamentar. A deputada registrou boletim de ocorrência contra o colega, sob a acusação de importunação sexual.