Calheiros diz que relatório do TCU sobre Pazuello é roteiro para iniciar CPI
Embora tenha dado essa declaração, o alagoano afirmou que ainda não houve conversas sobre como iniciar as investigações
Em entrevista exclusiva ao CNN Prime Time, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello é um roteiro “muito bom” para dar início à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.
Nesta quarta-feira (14), o TCU apontou omissões de Pazuello na gestão durante a pandemia e avalia possíveis punições.
Embora tenha dado essa declaração, o alagoano afirmou que ainda não houve conversas sobre como iniciar as investigações. “Estamos nas preliminares para saber quem será o presidente, vice-presidente e o relator [da comissão]”, ressaltou.
Sobre a relatoria da CPI, o líder da Maioria no Senado disse que não há nada definido ainda e que as tratativas para decidir os cargos continuam. No entanto, Renan também não descartou a possibilidade de assumir como relator da comissão.
“O que há, na verdade, é um grupo, hoje, de seis [parlamentares], que pode virar sete e que tem como objetivo final chegar a 11. Qualquer um dos seis contará com meu apoio. Eu não postulo a indicação. Mas se eles entenderem que é uma missão, eu estou disposto a cumpri-la”, declarou.
Desde cedo, o Palácio do Planalto tenta reverter um acordo costurado no Senado para evitar com que o senador assuma a relatoria da CPI. De acordo com ele, a medida tomada pelo Governo Federal é “totalmente equivocada”.
“O governo teme a politização da CPI, mas ele não deve materializá-la e deve respeitar a decisão do Senado”, afirmou.