Guedes e Alcolumbre se reúnem hoje para discutir projeto de ajuda a estados
O ministro da Economia, Paulo Guedes, está reunido com o presidente do senado Davi Alcolumbre (DEM) para detalhar o projeto de socorro a estados e municípios, que será votado na tarde deste sábado (2). O texto é alvo de críticas por governadores, senadores da oposição e prefeitos, que pedem que a apreciação seja adiada para a próxima semana, dando mais tempo para possíveis alterações na proposta.
Leia também:
Meirelles diz que pacote de ajuda para Estados é insuficiente
De acordo com Guedes, o projeto de ajuda a estados e municípios em análise no Senado pode chegar ao montante de R$ 130 bilhões. Como contrapartida, não poderá haver aumento de salários de servidores nos próximos 18 meses.
A ajuda deve durar quatro meses, e não sei meses como dizia o texto aprovado na Câmara dos Deputados. “Foram quase R$ 80 bilhões que concordamos imediatamente com os governadores. Duas semanas depois eles pedem 220 bilhões. Ora, visivelmente foi da crise da saúde que agora virou outra coisa”, comentou Guedes sobre os valores.
“Pedi ajuda ao Senado. Não podemos quebrar a União”, disse. Se aprovada hoje, a proposta volta para uma nova votação na Câmara, que deve acontecer já na segunda-feira.