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    Empresas nos EUA começam a planejar ações com foco em funcionárias na menopausa

    Muitas vezes, sintomas não são adequadamente reconhecidos ou tratados pela comunidade médica, sendo geralmente considerados algo a ser escondido no trabalho

    Jeanne Sahadida CNN

    De ondas de calor e palpitações cardíacas até insônia crônica e confusão mental, os sintomas da menopausa podem afetar cerca de 25% da população trabalhadora dos Estados Unidos a qualquer momento – e agora um número crescente de empregadores está se esforçando para oferecer mais apoio.

    As mais de 39 milhões de mulheres trabalhadoras nos EUA na faixa dos 40 anos ou mais, descobrirão que os sintomas da perimenopausa e da menopausa são reais e irão interferir no seu dia de trabalho.

    No entanto, os sintomas muitas vezes não são adequadamente reconhecidos ou tratados pela comunidade médica, sendo geralmente considerados algo a ser escondido no trabalho.

    Mas escondê-los pode ser difícil, especialmente no convívio no local de trabalho e em reuniões.

    Como disse uma administradora de escritório de 63 anos: “Os colegas de trabalho [estão] me olhando de forma estranha porque estou suando como um criminoso culpado sendo interrogado”.

    No entanto, uma pequena – mas crescente – percentagem de empregadores afirma que está a começar a mudar a forma como a menopausa e os seus sintomas são tratados no local de trabalho.

    15% das grandes organizações, contra apenas 4% no ano passado, indicam que estão realmente oferecendo ou planejam oferecer benefícios destinados a ajudar mulheres com sintomas da menopausa, de acordo com um inquérito da empresa de consultoria de RH Mercer.

    Isso pode ajudar a quebrar o estigma associado à menopausa no trabalho.

    Mas, por enquanto, ainda é um tema delicado para as mulheres falarem publicamente. Por esse motivo, a CNN decidiu não incluir os nomes das mulheres entrevistadas para este artigo, nem dos seus empregadores.

    Onde os sintomas e o trabalho se cruzam

    Um estudo recente da Clínica Mayo descobriu que 13% das mulheres relataram ter tido pelo menos um acontecimento adverso no trabalho devido a sintomas da menopausa no ano passado.

    Os acontecimentos adversos incluem dias perdidos no trabalho, redução de horas, demissão ou pedido de demissão.

    “O próprio tema da menopausa tem sido tabu, especialmente no local de trabalho, potencialmente exacerbando ainda mais o fardo psicológico dos sintomas da menopausa”, observaram os pesquisadores da Mayo.

    Muitas mulheres trabalhadoras tentam não chamar a atenção para o fato de estarem apresentando sintomas por medo do preconceito de idade.

    Uma mulher de 48 anos que trabalha com marketing digital disse que se sente mais aceita como pessoa negra em sua empresa do que como mulher mais velha.

    “Tenho colegas grávidas que fazem piadas sobre o “cérebro da gravidez” quanto se confundem em uma ligação, mas como eu vou poder dizer “desculpa, é a confusão mental da menopausa” quando esqueço alguma palava, por exemplo”, questiona a profissional.

    “Fazer isso não iria apenas expor meus problemas de saúde, mas, mais significativamente, também revelaria a minha idade, o que é muito mais assustador”, completa.

    Já uma mulher de 53 anos que trabalha com análise de dados disse à CNN que está muito grata por poder trabalhar de casa em tempo integral atualmente.

    “Se eu ainda tivesse que fazer o trajeto de 40 a 45 minutos em cada sentido e ficar no escritório o dia todo enquanto lido com meus sintomas, não sei como lidaria com isso”, disse ela.

    É claro que muitos trabalhos não podem ser realizados em casa. Uma mulher de 57 anos que trabalhou durante anos na indústria da construção disse que sentiu sintomas graves da menopausa pela primeira vez no seu emprego anterior.

    “Trabalhei em um armazém sem climatização. Foi ali que começaram as ondas de calor, as mudanças de humor e o choro sem motivo”, disse ela.

    Quando ela foi promovida para um cargo de escritório, a situação da temperatura melhorou, mas ela descobriu que tinha episódios de confusão mental. “Minha chefe, que era uma mulher mais jovem que eu, não acreditou em mim quando eu disse a ela que normalmente não sou assim e que era a menopausa começando.”

    Ela acabou perdendo o emprego e acredita que os seus sintomas, para os quais havia pouca compreensão no trabalho e para os quais ela tinha acabado de começar o tratamento antes de ser despedida, prejudicaram o seu desempenho.

    Onde está a comunidade médica?

    Os sintomas da menopausa poderiam não ser tão problemáticos no trabalho se as mulheres pudessem ter acesso a informações e cuidados mais confiáveis ​​dos seus médicos regulares.

    “Existe um vácuo no gerenciamento da menopausa”, disse a Dra. Stephanie Faubion, diretora médica da Sociedade da Menopausa e diretora do Centro de Saúde da Mulher da Clínica Mayo.

    Apenas 7% dos residentes médicos com formação em medicina familiar, medicina interna e obstetrícia e ginecologia disseram que se sentiam adequadamente preparados para ajudar as pacientes mulheres a gerir a menopausa, de acordo com um inquérito de 2017 da Mayo Clinic.

    “Só porque você é médico em obstetrícia e ginecologia não significa que aprendeu sobre menopausa e hormônios”, disse Faubion.

    Assim, muitas mulheres descobrem que estão sozinhas para experimentar o que (e quem) podem encontrar para ajudar. Mas muitos também presumem que nada pode ser feito, e a maioria não recebe tratamento, observou ela.

    Como uma empresa pode ajudar

    A Sociedade da Menopausa planeia introduzir no próximo ano uma recomendação consensual sobre o que os empregadores podem fazer para ajudar os empregados que lutam com a menopausa, disse Faubion.

    Enquanto isso, algumas empresas começaram a reconhecer a questão e a expandir as duas opções de benefícios.

    Uma delas é a Organon, uma empresa de saúde que se concentra na saúde da mulher e no desenvolvimento de medicamentos e produtos para uma série de questões que afetam as mulheres.

    Além dos tradicionais benefícios de folga remunerada, a empresa começou a oferecer um novo plano Global Care Leave há cerca de seis meses, de acordo com Aaron Falcione, diretor de RH.

    O plano permite que qualquer funcionário tire até 10 dias de folga para tratar de questões de autocuidado de qualquer tipo, que, segundo a empresa, podem incluir lidar com os sintomas da menopausa.

    “Os funcionários podem reivindicar seus dias de autocuidado sem especificar o motivo”, disse Falcione.

    Foi uma tentativa de encontrar uma maneira de ajudar os funcionários a lidar com os sintomas da maneira que precisavam, disse Falcione à CNN.

    Com isso, ele acredita que ajudará a empresa a reter mulheres na liderança. “Há uma relevância para liderança e desenvolvimento de carreira. Queremos criar mais mulheres líderes. E a menopausa chega num momento em que elas estão num ponto de inflexão nas suas carreiras, [muitas vezes] no ponto de ascendência em papéis de liderança.”

    O que os empregadores podem fazer agora

    A expansão dos benefícios por si só pode não ser necessária se o empregador já tiver um bom plano de saúde e generosas opções de flexibilidade de trabalho e folga. No entanto, é necessário ter mais conhecimento sobre a menopausa e ser mais flexível em outras áreas.

    O mesmo acontece com destacar aos gestores e colaboradores quais os benefícios já oferecidos que podem ajudar a lidar com determinados sintomas.

    “A maioria das empresas já possui políticas sobre saúde mental. Portanto, não há necessidade de criar uma política de saúde mental para a ‘menopausa’”, disse Faubion.

    Por exemplo, muitas empresas têm Programas de Assistência ao Funcionário que conectam funcionários a terapeutas e subsidiam os custos.

    Dar às mulheres mais controlo sobre a temperatura onde trabalham também é útil, disse Corina Leu, consultora sénior de saúde e benefícios da Mercer.

    Se controlar o ar condicionado não for uma opção, isso pode significar permitir que os funcionários tenham ventiladores em suas mesas.

    Para empresas com uma política de vestimenta formal, isso pode significar ser mais flexível sobre o que as mulheres podem usar ou não pedir-lhes que usem roupas restritivas.

    E para os funcionários que devem usar uniformes ou determinadas vestimentas por motivos de segurança ou higiênicos, pode significar ser mais cuidadoso com os materiais utilizados para que as mulheres tenham opções mais frescas.

    Em geral, todos os empregadores podem ajudar os empregados a gerir melhor a sua experiência de menopausa, educando executivos, gestores e funcionários sobre o assunto e aumentando a consciencialização sobre os sintomas, disse Leu.

    Isso significa formar gestores e fornecer comunicação para ajudar os funcionários a reconhecer os seus próprios sintomas e aprender a navegar melhor pelos benefícios de cuidados já disponíveis.

    O objetivo não é exigir que os funcionários confidenciem aos gerentes que estão na menopausa ou que os gerentes abordem os funcionários que eles simplesmente supõem que estejam na menopausa.

    Em vez disso, a medida é para conscientizar todos no trabalho de que a menopausa é um problema de saúde comum e que existem vários benefícios médicos e de saúde mental que podem ajudar os funcionários a controlar seus sintomas.

    E se um funcionário decidir revelar que está lutando contra os sintomas da menopausa, “o gerente deve ser capaz de ter uma conversa que seja culturalmente competente sem tirar sarro dela”, observou Faubion.

    A melhor mensagem que os empregadores podem transmitir sobre a menopausa nas suas comunicações, disse ela, é esta: “Esta é uma fase normal da vida. Entendemos que este período pode ser desafiador e estamos aqui para ajudá-lo.”

    Veja também: Inteligência artificial afetará mais as mulheres no mercado de trabalho, projeta estudo

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