Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Capitão do Palmeiras em 1999, Sampaio vê Zé Rafael como “regista” do time de Abel

    Meio-campista se tornou peça ainda mais importante após a saída de Danilo do clube

    Juliano Passarocolaboração para a CNN

    Capitão da primeira conquista da Copa Libertadores pelo Palmeiras e ex-auxiliar técnico de Tite na Seleção Brasileira, César Sampaio destacou, em entrevista à CNN, a evolução do meio-campista Zé Rafael, que se tornou uma peça ainda mais importante no time de Abel Ferreira após a saída de Danilo para o Nottingham Forest no início de 2023.

    Com a presença do jogador, o Palmeiras enfrenta o Deportivo Pereira, na Colômbia, nesta quarta-feira (23), em confronto válido pelas quartas de final da Libertadores.

    Para Sampaio, Zé é um “regista” (termo em italiano para o jogador que arma a equipe mesmo jogando mais recuado) e, por isso, foi cogitado na Seleção durante a era Tite para jogar como um segundo volante.

    “O Zé é um jogador que tem um poder de contribuição para a equipe com e sem bola. Ele é um ‘regista’, que é mais um como um maestro de uma orquestra mesmo. É um cara que faz muito bem essa conexão entre defesa e ataque”, analisou o ex-volante, campeão da América em 1999.

    Em 2023, Zé Rafael é o líder de desarmes da equipe do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, somando 40 em 15 partidas, de acordo com dados do serviço de estatísticas Footstats. Apesar de não ter balançado as redes desde quando passou a jogar mais recuado,o jogador tem tido um papel importante como primeiro homem de marcação à frente da defesa.

    Para além da combatividade no duelo um contra um, o camisa 8 do Palmeiras também tem colaborado no início das jogadas, sendo responsável pelos passes que auxiliam na quebra de linhas adversárias e encontram atacantes ou meias bem posicionados, como explica Sampaio.

    “Ele é o primeiro filtro, muitas vezes, para o posicionamento dos dois zagueiros e dos dois laterais. Ele evoluiu bastante. Antes do Palmeiras, eu o via mais como 8 com características de 10 e hoje vejo ele mais como um 8 com características de 5”, explicou o especialista na posição.

    Em relação à Seleção Brasileira, Sampaio destacou que Zé Rafael teve o nome na “lista larga” de Tite da última Copa do Mundo, no Catar.

    “Acho que o Diniz deve estar de olho, até pelos números do Palmeiras e o número de atletas selecionáveis nessa posição”, destacou o ex-auxiliar da equipe nacional.

    Perguntado sobre as características em comum com o atual meio-campista do Palmeiras, César Sampaio avalia que Zé Rafael é melhor ofensivamente, mas deixou claro que defensivamente era ele quem tomava conta do setor em campo.

    “Eu era muito mais defensivo e minhas qualidades defensivas eram um pouco melhores do que as do Zé, mas ele possui qualidades ofensivas muito melhores do que as minhas”, disse Sampaio.

    César Sampaio x Zé Rafael

    Multicampeões em eras diferentes do Palmeiras, os volantes Zé Rafael e César Sampaio têm números parecidos com a camisa do Verdão:

    • Zé Rafael
      – 9 títulos
      – 254 jogos
      – 22 gols
    • César Sampaio
      – 7 títulos
      – 307 jogos
      – 25 gols

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos