CNN fecha 2020 com maior crescimento no digital entre canais de notícia
Site brasileiro da CNN atingiu 316 milhões de páginas visualizadas e ultrapassou tradicionais veículos de comunicação nacionais
São apenas nove meses no ar, mas os resultados da CNN Brasil superaram as metas da empresa ao encerrar 2020 com números expressivos no digital. A emissora já é considerada pelo mercado publicitário a de maior presença e a de maior crescimento nas plataformas digitais entre os canais de notícia do Brasil.
O site brasileiro da CNN atingiu 316 milhões de páginas visualizadas e ultrapassou tradicionais veículos de comunicação nacionais. O alcance da CNN Brasil via site, aplicativo, redes sociais, newsletter e plataformas de podcast atingiu ainda 5 bilhões de impressões.
As transmissões ao vivo também bateram recordes sucessivos, principalmente no Youtube, onde é possível assistir a todos os jornais da TV em tempo real — desde o “CNN Novo Dia” até o “Jornal da CNN”, além de programas na íntegra, como o CNN Nosso Mundo e o CNN Tonight, e acompanhar ainda a toda programação da CNN Rádio.
Com isso, a CNN Brasil já ultrapassou a marca de 1,2 milhão de inscritos no seu canal. Os quase 6 mil vídeos publicados ao longo deste ano tiveram mais de 237 milhões de visualizações e 69 milhões de horas assistidas.
Além da estratégia de VODs, a CNN destacou-se também nas grandes coberturas ao vivo, como o primeiro debate da eleição americana entre Joe Biden e Donald Trump em setembro, com alcance de 3,5 milhões de pessoas, e a demissão do então ministro Sergio Moro em abril, com mais de 223 mil visualizações simultâneas no Youtube.
A CNN inovou também ao aproveitar o Twitter como uma plataforma de vídeo. Diariamente são postados cerca de 60 vídeos da TV e os produzidos exclusivamente para o formato digital, ampliando o alcance de notícias e reportagens para os quase 1 milhão de seguidores do perfil @cnnbrasil.
A estratégia da CNN no Instagram, Facebook e LinkedIn também cresceu de forma acelerada em poucos meses. As redes sociais da CNN Brasil somam 6,2 milhões de seguidores e mais de 71 milhões de interações ao longo deste ano.
Os podcasts da CNN também estão entre os mais ouvidos de 2020. O “E Tem Mais”, podcast diário de notícias apresentado por Monalisa Perrone, é um dos destaques do ano na categoria “Novos Podcasts mais ouvidos de 2020” no Apple Podcasts, que reúne catálogo de mais de 500 mil programas. Os podcasts da CNN somaram 4,5 milhões de plays desde março.
Destaque também para a performance das newsletters diárias “5 Fatos”, disparada pela manhã, e “Negócio Fechado”, que traz as principais informações do CNN Business sobre o fechamento do mercado. Juntas, elas somam quase 30 mil assinantes e taxa de abertura de 30%, superior à média de mercado.
“Os expressivos resultados em menos de um ano são fruto de inovações do projeto multiplataforma CNN desde a estreia do canal, como o uso de mix de ferramentas digitais para monitoramento em tempo real de concorrentes e performance, além de todos os esforços das nossas equipes próprias de Produtos Digitais, Growth, Social, Data Insights e Desenvolvimento, sempre ao lado do time editorial”, disse Douglas Tavolaro, CEO e sócio-fundador da CNN Brasil.
Breaking news e inovação
Uma das premissas do projeto multiplataforma da CNN é levar a informação de qualidade até o usuário 24 horas por dia, sete dias por semana, em todos os dispositivos. Assim, os breaking news se tornaram rapidamente uma marca para notícias urgentes, exclusivas e relevantes enviadas por notificação no celular. Ao longo deste ano foram mais de 2,3 mil pushes enviados aos mais de 350 mil usuários cadastrados no serviço.
A CNN inova ainda na estrutura de equipes com a integração total das redações do digital, da TV e do rádio. A organização otimiza os esforços dos jornalistas da produção de pautas e checagem de informações, tornando mais rápida e eficiente a divulgação de notícias, mas sem perder a qualidade que já é característica da CNN Brasil.
“Depois do trabalho de consolidação neste ano, a CNN irá expandir sua atuação multiplataforma. Teremos novas verticais em nosso site, programas exclusivos pensados para o digital e ainda grandes parcerias que ajudarão a CNN a manter a sua vocação de excelência no jornalismo e inovação”, completou Thales Calipo, diretor digital da CNN Brasil.
Veja também:
CNN fecha 2020 como a empresa de mídia mais premiada do Brasil
CNN Brasil vence o Caboré, principal prêmio de comunicação do Brasil
CNN Brasil chegou a 1 milhão de inscritos no YouTube em outubro