Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SP começa semana com tempo firme; temperaturas sobem e podem chegar a 34 °C

    Termômetros deve registrar até 34 °C na quarta-feira; o tempo deve seguir seco nos próximos dias

    Flávio Ismerimda CNN , São Paulo

    Apesar do amanhecer mais frio nesta segunda-feira (21), a cidade de São Paulo deve ver as temperaturas subindo ao longo do dia e da terça-feira (22), conforme aponta o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE-SP).

    Se a média da capital paulista era de 18 °C por volta das 7h, a temperatura máxima prevista é de 27 °C. Não há qualquer previsão de chuva para a cidade e a umidade deve chegar a faixa mínima de 40%.

    Na terça-feira, uma massa de ar seco ganha mais força, garante um dia ensolarado e faça com que a umidade relativa do ar caia para abaixo dos 30%.

    O fenômeno também causa uma maior amplitude térmica na cidade, que deve amanhecer com 15 °C e assistir os termômetros baterem os 30 °C na faixa da tarde.

    Segundo a Climatempo, a temperatura deve continuar subindo ao longo da semana e bater os 34 °C na quarta-feira (23).

    Previsão para o Brasil

    A Climatempo diz ainda que, nessa semana, o fenômeno de calor intenso, com temperaturas acima da média para essa época do ano, deve ser observado amplamente em todo o país.

    Vinicíus Lucyrio, meteorologista da empresa, prevê que temperaturas acima dos 38 °C em Campo Grande, dos 41 °C em Cuiabá, dos 38 °C em Goiânia, dos 34 °C em Brasília, 34 °C em São Paulo e 39 °C no Rio. “São recordes históricos para agosto que podem ser renovados”, afirma.

    Para esta segunda-feira, a empresa prevê as seguintes condições para as regiões do país:

    Região Sudeste

    Há uma previsão de trovoadas e ventanias moderadas por todo o Sudeste, com maiores acumulados de chuva previstos para o litoral de São Paulo e o sul de Minas Gerais. Assim como na capital paulista, as temperaturas devem subir durante a tarde, com sensação de abafado.

    A Climatempo alerta para chuva forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h na região da zona da mata mineira, norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

    Região Sul

    Na região, as temperaturas seguem baixas e sem previsão de geadas. O tempo é predominantemente firme, com exceção para uma previsão de chuva leve no extremo norte do Paraná.

    Região Centro-Oeste

    No Mato Grosso do Sul, no sul, centro-sul e oeste do Mato Grosso e no oeste de Goiás, a previsão é de tempo firme. Chuvas isoladas e pontuais são previstas para o restante da região.

    O tempo seco faz com que a Climatempo alerte para umidade relativa do ar abaixo dos 20% no Mato Grosso.

    Região Nordeste

    No Nordeste, deve chover no norte do Maranhão e no litoral da Bahia ao longo do dia. No interior da região, o tempo segue seco e quente, sem previsão de chuva.

    A umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30% no sertão nordestino. A Climatempo alerta ainda para risco de chuva moderada no litoral sul da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

    Região Norte

    São esperadas instabilidades no sul do Tocantins e no sudoeste do Pará, com chuvas isoladas. No Amazonas, a previsão é de pancadas de chuvas e trovoadas. O tempo deve seguir firme no resto da região.

    A Climatempo alerta para chuva forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h no norte do Amazonas.

    Tocantins deve ter umidade abaixo dos 20%. No sul do Pará, sul do Amazonas e Rondônia o índice deve ficar abaixo dos 30%.

    Veja também: Cactos não resistem à onda de calor no Arizona

    Tópicos