Bahia goleia o Bragantino e se mantém fora da zona de rebaixamento do Brasileiro
Time do técnico Renato Paiva tem a mesma pontuação do Santos, mas segue à frente pelos critérios de desempate
Pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, o Bahia emendou uma sequência de dois triunfos consecutivos como mandante na competição. Na tarde deste domingo (20), na Fonte Nova, o Tricolor voltou a se impor goleou o Red Bull Bragantino por 4 a 0. No último jogo em casa, a vitória havia sido sobre o América-MG.
O triunfo pela 20ª rodada do Brasileirão foi o melhor jogo do Bahia na competição até aqui, com a equipe do técnico Renato Paiva superior do início ao fim da partida. Os gols foram marcados por Rezende e Vitor Hugo, ambos no primeiro tempo, e de Vinicius Mingotti e Cauly, na etapa final.
Com o resultado, o Bahia deu mais um importante passo na luta contra o rebaixamento, chegando agora aos 21 pontos. O time se mantém na 16ª posição, com a mesma pontuação do Santos, mas à frente no saldo de gols, mantendo o Peixe no Z4. O Bragantino, estacionado com 32 pontos, caiu para a sexta posição.
O Bahia volta a jogar no próximo domingo (27), quando visitará o líder Botafogo, no Rio de Janeiro. O Bragantino, por sua vez, receberá no mesmo dia o Cuiabá, no Nabi Abi Chedid.
A equipe baiana foi mais eficiente do que os paulistas desde os primeiros minutos de jogo. Em sintonia com a torcida, o Tricolor soube aproveitar bem as oportunidades no ataque foi para o intervalo vencendo por 2 a 0.
O time de Renato Paiva abriu o placar aos 8 minutos: escanteio de Cauly e finalização de Rezende, no cantinho. Aos 37, a mesma receita: novo escanteio cobrado por Cauly e, desta vez, foi Vitor Hugo que subiu alto para cabecear e ampliar.
Enquanto isso, Marcos Felipe fez a sua parte com grandes defesas, parando Sorriso, aos 14, Thiago Borbas, aos 20, e Jadson, ao 45. O Bahia ainda teve um gol anulado de Vinícius Mingotti, aos 40, por impedimento. Foi para o intervalo sob aplausos.
No segundo tempo, administrando a vantagem, os donos da casa foram pacientes. Esperando as melhores oportunidades para contra-atacar, ampliaram aos 14 minutos. Ademir, em jogada de velocidade pela direita, foi à linha de fundo e cruzou na medida para Vinícius Mingotti marcar: 3 a 0.
Aos 23, o Bahia quase amplia com finalização de Thaciano na trave. Aos 38, o Bahia fechou o placar com mais uma jogada em velocidade. Gilberto foi à linha de fundo e cruzou para Cauly, de primeira, marcar o quarto e definir o triunfo na Fonte Nova.
Bahia 4 x 0 Bragantino
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido (Matheus Bahia); Rezende (Acevedo), Thaciano e Cauly; Mingotti (Vitor Jacaré), Ademir (Everaldo) e Rafael Ratão (Yago Felipe). Técnico: Renato Paiva
Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Luan Patrick e Luan Cândido; Matheus Fernandes, Jadsom (Matheus Gonçalves) e Gustavinho; Bruninho (Vitinho), Sorriso e Thiago Borbas (Alerrandro). Técnico: Pedro Caixinha
Gols: Rezende (8min1T), Vitor Hugo (37min1T), Vinicius Mingotti (14min2T) e Cauly (38min2T), para o Bahia
Cartões amarelos: Kanu, Rezende, para o Bahia; Aderlan, Jadsom Silva, Hurtado, Matheus Gonçalves, para o Bragantino
Público: 38.451 (total)
Renda: R$ 1.127.430,00
Motivo: 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 20 de agosto de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)