Futebol inglês se une para boicotar mídia social para combater ataques racistas
Clubes vão cancelar perfis por dois dias em protesto contra ofensas direcionados a jogadores
O futebol inglês está pronto para se unir em um boicote às redes sociais na tentativa de combater ataques racistas direcionados às contas de jogadores. Os clubes da Premier League, da Liga Inglesa de Futebol, da Superliga Feminina e do Campeonato Feminino, junto com os órgãos dirigentes do jogo e organizações como a Kick It Out, vão cancelar suas contas do Facebook, Twitter e Instagram de 30 de abril a 1º de maio.
Em um comunicado conjunto, o grupo disse que o boicote visa “enfatizar que as empresas de mídia social devem fazer mais para erradicar o ódio online”.”A mídia social é agora, infelizmente, um repositório regular para o abuso. O ódio se tornou normalizado”, disse o presidente da Kick It Out, Sanjay Bhandari. “Este boicote representa nossa raiva coletiva pelos danos que isso causa às pessoas que jogam e assistem futebol.”
A declaração conjunta também se referiu a uma carta aberta assinada pelo futebol inglês em fevereiro, que pedia às empresas de mídia social para filtrar, bloquear e remover rapidamente as postagens ofensivas, enquanto melhorava o processo de verificação de contas.
As empresas de mídia social têm recebido críticas generalizadas por permitirem ataques racistas contínuos a jogadores de futebol em suas plataformas.
Vários jogadores foram alvo de abusos nas últimas semanas, incluindo os companheiros de equipe do Liverpool, Trent Alexander-Arnold e Naby Keita. Quando questionado sobre o episódio, um porta-voz do Twitter disse: “O comportamento racista, o abuso e o assédio não têm absolutamente nenhum lugar em nosso serviço e, ao lado de nossos parceiros no futebol, condenamos o racismo em todas as suas formas. Estamos firmes em nosso compromisso de garantir que a conversa sobre futebol em nosso serviço seja segura para os torcedores, jogadores e todos os envolvidos no jogo”.
O Facebook, dono do Instagram, disse que está “comprometido com a luta contra o ódio e o racismo em nossa plataforma, mas também sabemos que esses problemas são maiores do que nós, então esperamos continuar nosso trabalho com parceiros da indústria para resolver o problema – ambos em e offline”.
O Instagram lançou recentemente uma nova ferramenta que filtra automaticamente mensagens abusivas de contas não reconhecidas pelos usuários.
No início deste mês, o clube Swansea City e jogadores do Rangers, clube da Premiership, boicotaram as redes sociais por uma semana depois que suas estrelas foram alvejadas online.
O ex-atacante do Arsenal Thierry Henry também anunciou que encerraria suas contas até que as empresas de mídia social fizessem mais para impedir o abuso online.
Em declarações à CNN Sport, Henry disse que a mídia social “não é um lugar seguro e não é um ambiente seguro”. Ele continuou: “Eu gostaria de dizer que é uma ferramenta importante que, infelizmente, algumas pessoas se transformam em uma arma porque podem se esconder atrás de uma conta falsa.”
O anúncio do futebol inglês foi bem recebido pelos jogadores, com o atacante do Sheffield United, David McGoldrick, dizendo à Sky Sports que estava “na hora” de fazer mais.
O grupo também pediu ao governo do Reino Unido para que introduza uma legislação “para tornar as empresas de mídia social mais responsáveis pelo que acontece em suas plataformas”.
Edleen John, diretor de relações internacionais, assuntos corporativos e co-parceiro da FA para a igualdade, diversidade e inclusão, acrescentou: “É simplesmente inaceitável que as pessoas no futebol inglês e na sociedade em geral continuem sendo vítimas de abusos discriminatórios online diariamente , sem consequências no mundo real para os perpetradores. “Isso precisa mudar rapidamente e continuamos a instar as empresas de mídia social a agirem agora para resolver isso”.