Cavani é suspenso por uso de termo racista e fica fora de 3 jogos na Inglaterra
O atacante do Manchester United Edinson Cavani foi suspenso por três jogos e multado em 100 mil libras (R$ 709 mil reais) depois de admitir culpa em uma acusação da Football Association (FA) por usar um termo racista, afirmou o órgão regulador do futebol inglês nesta quinta-feira (31).
O uruguaio de 33 anos usou a palavra “negrito” em um post no Instagram no mês passado após vencer o Southampton em 29 de novembro, antes de retirá-lo do ar e se desculpar.
Cavani vai perder o jogo do United na liga contra o Aston Villa, a semifinal da Copa da Liga contra o Manchester City e a partida da Copa da Inglaterra contra o Watford devido à suspensão.
Leia também:
Retrospectiva: O que 2020 ensinou sobre diversidade às empresas
Vice-presidente do Flamengo diz que prova confirma racismo contra Gerson
“Um comentário postado na página do Instagram do atacante do Manchester United foi insultuoso, abusivo, impróprio e trouxe descrédito ao jogo, contrariando a Regra E3.1 da FA”, disse a Federação inglesa em um comunicado. “A postagem também constitui uma ‘violação agravada’, que é definida na Regra FA E3.2, pois incluía referência, expressa ou implícita, à cor e / ou raça e / ou origem étnica.”
A FA disse que Cavani também teria que fazer uma “educação face a face” como parte de sua punição.
O United disse que Cavani optou por não contestar a acusação por respeito à FA e à “luta contra o racismo no futebol”.
“Apesar de sua crença sincera de que estava simplesmente enviando um afetuoso agradecimento em resposta a uma mensagem de parabéns de um amigo próximo, ele optou por não contestar a acusação”, disse o United em um comunicado.
Destaques da CNN Brasil Business:
Ouro é o investimento que teve maior rentabilidade em 2020
Quais as chances de ganhar sozinho na Mega-Sena da Virada?
Brasil tem a sexta moeda que mais perdeu valor frente ao dólar em 2020
“O clube confia que a Comissão Reguladora independente deixará claro em suas razões por escrito que Edinson Cavani não é racista, nem havia qualquer intenção racista em relação ao seu post.”